Uma campo-grandense ficou presa em um trem no interior do Paraná, na última quinta-feira (14), devido aos problemas causados pelo ciclone que atinge o sul do Brasil. 

A autônoma, moradora do bairro Aero Rancho, Tainara Cardozo, de 28 anos, contou que pagou R$ 175 para fazer o trecho de trem entre Curitiba a Morretes pela empresa Serra Verde Express. Outros pacotes, para vagões de luxo, podem custar mais de R$ 500.

O trajeto que leva geralmente até cinco horas estava previsto para terminar até 12h. Contudo, com as duas pausas no caminho devido à obstrução dos trilhos com galhos e árvores que caíram com as fortes rajadas de , os 943 passageiros chegaram à cidade turística de Morretes somente às 21h.

A campo-grandense que viajava sozinha contou que, na primeira pausa, a empresa responsável pelo trem não passou nenhuma informação sobre o motivo da parada. Os passageiros ficaram parados a cerca de 15 km de Morretes.

“Depois de duas horas um passageiro foi atrás de informações que disse que árvores caíram no caminho, mas em nenhum momento a empresa se comunicou conosco”, relembra Tainara.

A primeira previsão foi que o trem chegaria às 14h no destino final, mas depois do prazo estipulado os passageiros ficaram sem informações sobre quando chegariam a Morretes.

A mulher conta que ficou decepcionada com a viagem, já que quando chegou à cidade turística não conseguiu aproveitar os passeios que tinha programado e precisou retornar de ônibus para Curitiba. 

“Não consegui conhecer nada em Morretes, eu comprei a passagem com uma semana de antecedência porque é muito disputado e a uma semana vinha dormindo ansiosa por causa dos passeios que imaginei que faria. Tudo que espero da empresa é o ressarcimento do valor devido ao tempo jogado fora de dia, tarde, noite e madrugada”, lamentou a autônoma. 

Tainara relembra que no dia do passeio a temperatura em Curitiba era de 5°C, com céu aberto, mas com fortes rajadas de vento. 

“A nossa preocupação era mesmo o desespero de não saber quando ia sair da situação, mas tinha muito vento, tanto que a gente sentia o vagão balançar”, ela diz. 

Ciclone

O sul do Brasil foi atingido por um ciclone extratropical nesta semana. A Defesa Civil de Curitiba emitiu um alerta para ventos fortes na quarta-feira (12) que ganharam intensidade ao longo do dia e deixou vários bairros sem luz elétrica. O interior do Paraná chegou a registrar ventos de até 70 km por hora.

O que diz a empresa?

A Serra Verde Express disse em comunicado oficial pelas redes sociais que esta foi a primeira vez em 26 anos que um “incidente meteorológico” causou uma paralisação tão longa nesse trecho. 

“Apesar dos desafios enfrentados, a Serra Verde Express mobilizou uma estrutura especial para garantir o conforto e atendimento aos passageiros. Além de alimentação e orientação, temos uma estrutura rodoviária montada para o retorno dos passageiros e dispusemos ambulâncias de plantão, como medida preventiva para qualquer eventual desconforto”.

“Nossas equipes estão dedicadas a receber e prestar todo o atendimento necessário para garantir o bem-estar de todos os 943 passageiros”, diz ainda o comunicado publicado nas redes sociais. 

A nota também informa que as viagens entre o trecho Curitiba e Morretes foram canceladas nesta sexta-feira (14). De acordo com a empresa, dúvidas e remarcações devem ser enviadas ao e-mail para contato@serraverdeexpress.com.br.

Ainda assim, o Jornal Midiamax procurou a empresa para comentar o assunto e se haverá reembolso das passagens. Confira abaixo a nota:

“A Serra Verde Express presta esclarecimentos sobre a situação ocorrida no passeio pela Serra do Mar, no dia 13 de julho de 2023.

Devido à instabilidade climática, o trem que saiu de Curitiba para Morretes, às 8h30, com 932 passageiros, enfrentou um atraso prolongado pela paralisação das 12h até às 21h, para a limpeza dos trilhos, invadidos por árvores e galhos.

Desde o momento em que recebemos a informação da empresa Rumo, administradora do trecho, de que a ferrovia estava interrompida, a Serra Verde Express agiu prontamente para minimizar os impactos dessa situação inesperada.

Os passageiros receberam alimentação e água durante a maior parte do período, com preferência para idosos e crianças. Paralelamente, ônibus fretados e ambulâncias particulares foram contratadas para atender às necessidades dos passageiros na chegada em Morretes.

O trem chegou à Estação de Morretes às 21h desta quinta-feira e todos os 932 passageiros foram prontamente atendidos no desembarque. Destes, 500 optaram por em Morretes, enquanto os demais preferiram se alimentar no trajeto para Curitiba, nos ônibus disponibilizados pela Serra Verde Express.

Ressaltamos que a segurança é um dos pilares da Serra Verde Express e que existe um plano de Emergência submetido à (Agência Nacional de Transporte Terrestre), o qual inclui resgate com veículos 4X4 e helicópteros, se necessário.

Todas as medidas necessárias foram tomadas para minimizar os impactos do evento climático e nenhum passageiro precisou de atendimento médico ou esteve exposto a risco.

Gostaríamos de destacar, também, o apoio da Prefeitura de Morretes e da comunidade local, que se mobilizaram para acolher os passageiros na chegada à cidade. Água, assistência médica e alimentação foram fornecidas e a rede de restaurantes da cidade ficou à disposição em horário estendido. Além do carinho da própria comunidade, que recebeu os passageiros com atenção e disposição.

Por isso, expressamos nossa gratidão à cidade de Morretes, à Prefeitura Municipal e aos habitantes locais pelo apoio demonstrado e pela prontidão em acolher os passageiros e a Serra Verde Express nessas circunstâncias adversas. Essa solidariedade fortalece o turismo e reforça a importância do trabalho conjunto para superar desafios.


Embarques no fim de semana

É importante informar também que o trem de turismo deste sábado, dia 15/07, está cancelado. A empresa Rumo, responsável pela administração da ferrovia, está fazendo uma nova avaliação dos danos causados pelo vendaval e de eventuais possibilidades de ocorrências de novas quedas de árvores.

Os passageiros que têm bilhetes para domingo, dia 16/07, devem ficar atentos aos e-mails, redes sociais e comunicados que serão emitidos neste sábado, sobre o funcionamento ou não da ferrovia neste dia.
Os clientes dos dias 14 e 15 podem entrar em contato para remarcar ou, eventualmente, solicitar a devolução dos valores. Os canais de contato são as agências emissoras dos bilhetes ou o email: contato@serraverdeexpress.com.br.

A Serra Verde Express lamenta o ocorrido e reforça que todas as medidas necessárias foram tomadas para garantir a integridade física dos passageiros. Nossa equipe está à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais e fornecer a assistência necessária. Agradecemos a compreensão e a confiança depositada em nós”, diz a nota.