As vacinas da destinadas ao grupo infantil e que acabam sobrando ao fim do dia podem ser aplicadas em qualquer criança da faixa-etária dos 5 aos 11 anos, em Campo Grande. A ação, que ficou conhecida como a ‘xepa', foi confirmada pela (Secretaria Municipal de Saúde) nesta segunda-feira (17) e acontece para que os frascos abertos do imunizante não sejam desperdiçados, já que cada frasco da vacina pediátrica tem 10 doses que precisam ser aplicadas em até 12 horas da abertura da embalagem.

Conforme a pasta, as unidades de saúde da Capital que fazem a aplicação têm os cadastros das crianças atendidas na região e, a partir dele, fazem o contato com os responsáveis informando sobre as doses remanescentes, ao fim do dia de imunização. Porém, ainda conforme a pasta, as unidades também atendem por demanda espontânea.

Nesta segunda-feira (17), Campo Grande aplicou a vacina em crianças de 10 anos ou mais nascidas até julho, além de crianças inseridas em grupos de quilombolas ou que tenham comorbidades ou deficiência permanente.

Nova remessa

MS recebe nesta terça-feira (18) o segundo lote da vacina pediátrica da Pfizer com mais 18,3 mil doses. As vacinas chegam no voo LA-3676 as 7h35 no Aeroporto Internacional de Campo Grande. As doses serão encaminhadas ao prédio da Ceve (Coordenaria Estadual de Vigilância Epidemiológica).

O Estado recebeu em 14 de janeiro o primeiro lote com 18,3 mil doses para vacinar crianças de 5 a 11 anos. No mesmo dia, as doses foram distribuídas aos 79 municípios que iniciaram a imunização de crianças em 15 de janeiro. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) registrou 4.066 doses aplicadas nessa faixa-etária nos primeiros dois dias de imunização.

Doses são marcadas com uma barra laranja para diferenciação. (Foto: de França/ Jornal Midiamax)

 

Dosagem 

A vacina para crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos. Segundo a Anvisa, a formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses.

A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. Para os maiores de 12 anos, a vacina, que será aplicada em doses de 0,3 mL, terá tampa na cor roxa.

A vacina também tem esquema de conservação diferente, já que pode ficar por 10 semanas em temperatura de 2ºC a 8ºC.