Imagens divulgadas pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul mostram o combate a foco de incêndio no Pantanal, na região de Porto Murtinho, nesta sexta-feira (9). O mês de agosto encerrou com o menor número de focos de incêndio dos últimos 24 anos.

Conforme os bombeiros, desde esta quinta-feira (8) estão sendo monitorados três focos de incêndio na região do município. Quatro Guarnições de Combate a Incêndios Florestais estão distribuídas na região atuando no combate às chamas.

A guarnição disse que aproximadamente setenta bombeiros militares seguem empenhados na prevenção e no monitoramento do Pantanal sul-mato-grossense, especificamente nas regiões da Serra do Amolar, Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, e no município de Aquidauana.

Confira:

Menor número de focos de incêndio em 24 anos

O mês de agosto encerrou com o menor registro de focos de calor dos últimos 24 anos na região do Pantanal sul-mato-grossense, com 71 ocorrências. O balanço foi realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. No mês também houve queda nos focos de calor em todos os biomas do Estado, que inclui o Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em agosto de 2021, foram registrados 2.646 focos de calor nos três biomas no Estado, enquanto no mesmo mês deste ano foram 230, o que representa uma redução de 91,31%. No comparativo com 2020, que teve 2.508, a queda foi de 90,83%.

A Operação Pantanal conta com mais três equipes realizando Ponto Base nas regiões de Aquidauana, Coxim e Serra do Amolar. Os demais militares estão distribuídos em guarnições preparadas para atuar no monitoramento e combate aos focos de calor, caso sejam confirmados pelo Comando da Operação.

O efetivo total da Operação Pantanal é de 89 bombeiros militares e 15 viaturas equipadas para o combate às chamas.