A vacinação contra a covid-19 para crianças entre 3 e 5 anos começou oficialmente nesta terça-feira (19), em Campo Grande. Apesar da autorização para que a faixa etária também seja imunizada, a procura foi tímida nas unidades de saúde da cidade.

Segundo levantamento da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a expectativa é vacinar 25.800 crianças. Para que a meta seja alcançada, José Mauro Filho, chefe da Sesau, apela para a consciência dos adultos.

“É preciso que os pais procurem as unidades de saúde.  Não dá para os pais ficarem vacinados e os filhos não. Toda família precisa ser vacinada. Espero que os pais ajudem e vacinem seus filhos”, disse José Mauro.

Elmo Luiz, de 33 anos, de exemplo. Logo no início da manhã, levou a filha Beatriz para ser imunizada na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) no Bairro Itamaracá, onde moram. “Não via a hora de vacinar ela. Não tenho preconceito com vacina alguma. O importante é estar imunizado”, comentou.

Junto também estava o filho mais velho, Júlio Cesar, de 11 anos, que já está com duas doses em dia. “Não via a hora de vacinar a caçula. Fico muito satisfeito e feliz em ver minha família imunizada contra a covid”, finalizou Elmo.

Na mesma unidade de saúde, Adriana Batista de Souza, de 53 anos, também estava com as duas filhas, Thayene de 5 anos e Rafaela de 6. “Aproveitei para trazer as duas, inclusive, para que elas tomem outras vacinas as que estavam atrasadas”, relatou a dona de casa.

Na UBSF do Itamaracá, o movimento foi tranquilo e atendimento rápido. Nas unidades da Vila Fernanda, servidores informaram que, na sala de vacinação, a maior procura é pela vacina da gripe.

Nas UBSFs 26 de Agosto e Nova Esperança, não havia ninguém aguardando vacina na primeira hora de atendimento liberado.

O calendário de vacinação contra Covid para crianças de 3 a 5 anos em Campo Grande será realizada em todas as unidades de saúde e na Clínica Escola da UFMS. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h e das 13h às 16h45.