A UBF (Unidade Básica da Família) Aero Itália amanheceu sem energia elétrica nesta segunda-feira (17), após o furto da fiação da rede do local. Sem luz e com risco de perder vacinas, a imunização e atendimento odontológicos precisaram ser suspensos hoje.

Conforme funcionários, que preferiram não se identificar, ao chegar à unidade perceberam a e conferiram a rede. “Não teve como ligar o computador”, lamentou a servidora.

Em nota, a (Secretaria Municipal de Saúde) informou que os pacientes estão sendo direcionados para as outras oito unidades que contemplam a região do Anhanduizinho. A equipe de manutenção da secretaria já foi acionada para avaliar os prejuízos e levantar as necessidades para reparo. “O atendimento médico e de foram mantidos, além da coleta de exames”, comunicou.

Na semana passada, os pacientes da UBS Serradinho também tiveram o atendimento prejudicado com o furto da rede elétrica, obrigando o atendimento a ser suspenso, ainda preocupando com risco da perda de medicamentos, inclusive, da vacina contra a covid-19.

O furto de fios da elétrica e de iluminação pública tem se tornado crime recorrente em unidades de saúde do município. Os ladrões miram no cobre, que é um dos materiais da fiação, para revender em sucatarias.