Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vacina para crianças atrasa e doses chegam à noite em Campo Grande

Imunização infantil deve começar já no sábado, na faixa etária dos 11 anos na Capital
Arquivo -
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

As doses da Pfizer, para a ção infantil em , não vieram no voo da Latam, onde estavam previstas para chegar às 7h35 desta sexta-feira (14). Segundo o Ministério da Saúde, o novo horário de entrega será às 17h35 e, em seguida, as vacinas seguem para a CEVE (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica).

Ao Jornal Midiamax o supervisor Carlos Vasques disse que a companhia aérea chegou a emitir um alerta interno, explicando que a vacina chegaria no voo pela manhã, mas não veio e eles não sabem explicar o motivo. Este voo, inclusive, chegou 20 minutos mais cedo que o horário previsto.

MS receberá 18,3 mil doses 

Mato Grosso do Sul receberá 18,3 mil doses para aplicar nas crianças de 5 a 11 anos, segundo afirmou o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende. Deste número, parte será destinada para população indígena e outras doses serão aplicadas em e em outros municípios do Estado.

Vacinas em Campo Grande começam com crianças de 11 anos

Em Campo Grande, a vacinação começará com crianças de 11 anos, neste sábado (15), conforme a (Secretaria Municipal de Saúde). 

De início, a logística de distribuição estava prevista para iniciar às 13h, porém, com o atraso, a Sesau está definindo uma nova estratégia. 

O público prioritário serão as crianças de 11 anos, incluindo a comunidade quilombola. Ao todo, são pouco mais de 3 mil doses disponíveis. Em seguida, a vacinação ocorre de forma decrescente. 

De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, também serão feitos plantões em mais unidades de saúde. Atualmente, aos finais de semana, ficam abertas de 7 a 11 unidades de saúde na cidade para vacinação. Neste caso, devem ser abertas mais unidades de saúde.

Sem necessidade de receita médica

O Governo de Mato Grosso do Sul autorizou os municípios a vacinar crianças entre 5 e 11 anos sem a necessidade de receita médica. A exigência é que apenas os pais ou responsáveis — com o documento da criança — compareçam com elas nos postos de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde). 

No último dia 27 de dezembro, conforme apurou a reportagem, houve uma reunião com representantes dos 79 municípios — em convocação extraordinária — para discutir a questão. Dessa forma, o que antes era apenas uma opinião do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, foi discutido e referendado na CIB (Comissão Intergestores Bipartite). 

Conforme Resende, no momento da vacinação, o adulto responsável deverá estar com documentos de identificação da criança, como a carteira de vacinação e a certidão de nascimento ou documento de identidade, por exemplo. 

Para fazer o cadastro é necessário acessar a página na internet: http://vacina.campogrande.ms.gov.br/

A vacina

A autorização concedida pela Anvisa veio após análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos por laboratório. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente é atropelado e motorista foge sem prestar socorro em Costa Rica

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘passou da hora’

Trump avalia suspender necessidade de visto para argentinos em medida afável a Milei

Comissão de Ética pune ex-ministro de Bolsonaro por caso das joias sauditas

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

China divulga subsídio de mais de R$ 2 mil para casais com filhos de até três anos

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Autor de MS explora a Amazônia em busca de lenda folclórica e cria romance inspirado na jornada

Após passar cinco anos desbravando a Amazônia, em busca do Mapinguari, o escritor Valber Guimarães se dedicou ao lançamento de duas obras sobre a lenda folclórica: um romance e um documentário. Ambas, abordam narrativas que cercam a figura lendária, conhecido como um protetor da cultura indígena e o ‘pai da mata’. Na busca pelo Mapinguari, … Continued

Polícia

Pedestre é atropelado por motocicleta ao atravessar Av. Calógeras em Campo Grande 

Vítima estava tentando comprar uma caixa de morango para esposa; parte da via ficou interditada por 30 minutos

Mundo

Trump contraria Netanyahu, critica fome em Gaza e diz que Israel tem responsabilidade na crise

Norte-americano afirmou que vai pressionar israelense para liberar mais ajuda humanitária

Esportes

João Fonseca não resiste a australiano número 103 do mundo e cai na estreia em Toronto

Australiano venceu por 2 sets a 0