Uma Emei nova por ano não supre demanda de fila com 7 mil crianças em Campo Grande

Número de pedidos de vagas pela Defensoria Pública mais que dobrou no intervalo de um ano

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Alunos em Emei de Campo Grande. Foto: (Divulgação, Prefeitura Municipal)

Ao menos sete mil crianças de zero a 3 anos ficaram sem vaga em uma Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) em 2022 em Campo Grande. Das milhares de famílias à espera de vaga estão mães sozinhas que trabalham o dia todo e não tem com quem contar para o cuidado dos pequenos, famílias que se desdobram para pagar uma creche particular e gente que deixa a carreira de lado e compromete o orçamento familiar porque não consegue ninguém para ficar com o filho.

Série de reportagens que o Jornal Midiamax publica nesta semana revela o drama das famílias que dependem do poder público e se desdobram como podem para garantir o cuidado dos filhos e a renda de casa.

A situação é tão complicada que até a quantidade de crianças na fila por uma vaga é incerta. As 7 mil crianças citadas no início da reportagem é um dado informado em setembro deste ano pela então titular da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Alelis Gomes. 

O Midiamax tentou por semanas com a Prefeitura, via e-mail e telefone, os números exatos sobre a quantidade de crianças que atualmente esperam por uma vaga e quantas Emeis são necessárias para zerar a fila, mas não obteve resposta. O espaço continua aberto para manifestação. 

Oito Emeis em 6 anos

De acordo com a Prefeitura, desde 2017, com a atual gestão, foram entregues oito Emeis novas, sendo apenas uma em 2021 e 2022. Em 2020, nenhum prédio novo foi entregue. Em 2018, foi o ano com o maior número de conclusão de obras, com três instituições de ensino finalizadas.

As Emeis entregues nesta gestão estão localizadas nos bairros Tijuca (2017), Centenário, Noroeste e Paulo Coelho Machado – Varandas do Campo (2018), Vespasiano Martins, Nascente do Segredo (2019), Zé Pereira (2021) e Vila Nasser (2022).

Além disso, duas Emeis foram criadas em prédios alugados em 2019, sendo uma no Distrito de Anhanduí e a segunda no bairro Santa Fé, em Campo Grande.

Pedidos por vagas na Defensoria dobra em Campo Grande

Conforme dados da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, o número de atendimentos solicitando vagas em Emeis e em escolas públicas dobrou em um ano. 

Saltou de 3.782 em 2021 para 7.970 neste ano, o que representa crescimento de 110,73%. Assim, o número de ações representa ao menos metade da demanda. 

A coordenadora do Nudeca (Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente), defensora pública Débora de Souza Paulino, explica que foram realizados quatro mutirões virtuais e três presenciais com o objetivo de reduzir a fila por vagas em Campo Grande. Nesses eventos, foram feitos 3.039 atendimentos e 2.057 ações ajuizadas.

Quantidade de vagas em Campo Grande

Campo Grande possui 106 Emeis que atendem cerca de 20 mil alunos com idades entre quatro meses (grupo 1) e cinco anos (grupo 5). 

Parte das 99 escolas de ensino fundamental também atende à demanda das etapas obrigatórias de ensino, que trata dos grupos 4 e 5. De acordo com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), não há fila de espera para essa faixa etária. A lista de espera para estas etapas, em 2016, era de 1.747 crianças, mas desde 2020 a demanda de solicitações é contemplada.

De acordo com dados da Semed, 6.404 novas vagas foram criadas em Emeis para o ano letivo de 2023, enquanto no ano passado foram disponibilizadas 5.678, o que representa alta de 12,78%.

A previsão da Prefeitura, até o momento, é que em 2023 uma Emei seja concluída e entregue na Vila Popular. 

Além dela, outras quatro Emeis têm previsão de abertura de processo licitatório para a retomada e conclusão – nos bairros Jardim Inápolis, São Conrado, Oliveira III e Talismã.

Matrículas

O período de matrícula está vigente tanto para alunos novos quanto para os que querem continuar na Reme. Os pais dos estudantes antigos tiveram até 19 de dezembro para fazer a confirmação do interesse em continuar na atual unidade escolar na secretaria das escolas.

Os responsáveis dos alunos novos tiveram de confirmar a matrícula na unidade para qual a criança foi designada até 16 de dezembro. A listagem com os contemplados com as vagas foi divulgada em 1º de dezembro e a próxima, com vagas remanescentes, deve ser publicada pela Reme no dia 11 de janeiro de 2023.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Protesto MST
Novo uniforme do Gemop