Na espera por vaga em Emei, pais comprometem orçamento com escola particular e babá
No jogo de cintura que é ter criança pequena, pais esperam meses em fila de Emei e comprometem orçamento com pagamento de escola particular ou babá para filhos
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Há um ano a vendedora Aline Ribeiro, 28, aguarda por uma vaga para sua filha em alguma Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) de Campo Grande. Enquanto a vaga não sai, ela compromete quase metade da sua renda com escola e babá para a filha de dois anos.
Série de reportagens que o Jornal Midiamax publica nesta semana revela o drama das famílias que dependem do poder público e se desdobram como podem para garantir o cuidado dos filhos e a renda de casa.
Aline mora sozinha com a filha e trabalha em um shopping, das 9h45 às 16h. Mas Aline precisa passar quase 12 horas por dia fora de casa, considerando o tempo que demora para ir e voltar do trabalho de ônibus.
Ela conta que inicialmente colocou a filha em uma escola particular, mas precisava andar 2 km a pé com a menina para chegar até o local. E pagar babá para ficar com a pequena aos finais de semana e feriados em que ela trabalha.
“Agora contratei uma babá que é mais perto de casa e que cuida da menina de segunda a sábado. Quando trabalho domingo vejo quem pode ficar com ela, se a babá ou a minha irmã”, conta.
Não bastassem os transtornos diários, Aline ainda precisa desembolsar em torno de R$ 600 para pagar a babá. O valor é praticamente metade do salário mínimo que recebe por trabalhar o mês inteiro.
“A gente vai levando, é sempre um jogo de cintura e pesa bastante no orçamento, porque ainda pago financiamento de casa, compras do mês, água, luz”, conta.
Escola particular compromete orçamento, mas é alternativa
Assim como Aline, a empreendedora Rirelle de Jesus Oliveira, também precisou recorrer a uma escola particular por não conseguir vaga em Emei para o filho. Ela ficou oito meses na fila de espera, de julho de 2021 a março de 2022.
“Colocamos ele meio período na escola particular, que é o que a gente dava conta de pagar na época. Esse ano as coisas apertaram bastante financeiramente e quando a Emei chamou, nós corremos para tirar ele da particular e por na pública”, lembra.
Ela pagava cerca de R$ 900 para meio período de aula do filho, enquanto de manhã ele ficava com ela em casa. Apesar de notar diferença no ensino e ter algumas dificuldades com o horário da Emei, a escola pública é um bom alívio no orçamento da família.
Pais precisam recorrer à defensoria pública para conseguir vaga
Aline Ribeiro inscreveu a filha para uma vaga na Emei em janeiro de 2022 e desde então espera. Neste mês, inscreveu a filha novamente para uma vaga em 2023, mas não foi selecionada na primeira chamada.
“Fui na justiça itinerante e me orientaram a ir na Defensoria Pública. Mandei mensagem lá, mas me recomendaram a ir ano que vem, se realmente não sair o nome dela”, diz a mãe.
De acordo com a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, em 2022 foram atendidos 7.970 casos em relação a vagas em Emeis. O número é mais que o dobro dos 3.782 atendimentos em relação ao tema em 2021.
Coordenadora do Nudeca (Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente), defensora pública Débora de Souza Paulino, afirma que foram realizados quatro mutirões virtuais e três presenciais com a proposta de minimizar a situação na Capital. As demandas nessa área somam 3.039 atendimentos e 2.057 ações ajuizadas.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Motorista ‘fura’ pare e causa acidente com motociclista na Vila Bandeirante
Conforme informações o condutor do veículo fugiu do local
População de Ribas do Rio Pardo recebe projeto Vizinhança na Praça no sábado
Evento começa as 19 horas na Praça dos Ipês, localizada na Rua Edelmiro Lopes, no Jardim Ouro Verde
Prodígio de MS, ‘Lukita’ mostrou ser bom de bola e ganhou ‘passe’ direto para o Flamengo
Seja nas quadras ou nos gramados, Lucas chama atenção pela qualidade técnica
Vai viajar pela BR-163? Confira os trechos interditados nesta sexta-feira
As interdições ocorrem para a realização de obras e serviços de melhoria da pista
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.