Turismo em Mato Grosso do Sul supera índices pré-pandemia
A taxa média de ocupação de hotéis cresceu 23,9% este ano, se comparado a 2019
Fernanda Feliciano –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A atividade turística em Mato Grosso do Sul tem registrado bons números desde o ano passado após o índice de baixas causado pela pandemia de covid-19, segundo o Governo do Estado. De acordo com a coordenadora do OTEB (Observatório do Turismo e Eventos de Bonito), Janaína Mainchein, em abril deste ano a rede hoteleira teve média ocupação de 57%. Em 2019, a taxa média de ocupação nos hotéis foi de 46%, o que indica um crescimento de 23,9% se comparado a este ano.
Ainda conforme Janaína Mainchein, empresários também tem percebido um aumento no fluxo da cidade de Bonito. “Os hotéis relatam que o movimento já voltou como era antes da pandemia. E o público tem mudado também. Temos recebido bastante sul-mato-grossenses, que têm diversificado os passeios além dos balneários”, destaca a coordenadora.
A melhora também se estende a cidade de Corumbá, na região pantaneira, que tem força com o turismo de pesca. “Já voltou à normalidade. A pescaria está normal. Os barcos-hotéis estão saindo e atraindo bastante gente. E os bolivianos estão vindo bastante, principalmente nos finais de semana”, relata o presidente da Acert (Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo).
Feriados e a movimentação de hotéis
Nos últimos feriados de abril, na Páscoa comemorado no dia 17 e Tiradentes no dia 21, o fluxo de turistas foi grande nos principais destinos turísticos do estado.
Segundo números do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, a taxa média de ocupação das pousadas em Aquidauana, Bonito, Corumbá, Miranda, Ponta Porã e Rio Verde de Mato Grosso ficou em 81% na Páscoa e em 60% no Tiradentes.
Os maiores índices registrados são de Bonito, com 95% da taxa de ocupação na Páscoa e 87% no Tiradentes. Em seguida, na área urbana de Corumbá foram registrados 90% e 65% de ocupação, Ponta Porã teve 81% e 61% e os municípios de Aquidauana, Corumbá e Miranda, obteve 74% e 72% nas pousadas pantaneiras.
O diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo do Estado) aponta que os números indicam uma recuperação do turismo em 2022. “Não há mais restrições para viajantes por causa da pandemia e o pior, de fato, já passou. O trabalho que a gente vem realizando ao longo dos últimos anos, reforçando o posicionamento dos nossos destinos, contribui para que essa retomada seja forte e que essa taxa de ocupação venha crescendo”, explica.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Mulher é presa com quase 700 caixas de remédios em farmácia clandestina em Campo Grande
Policiais civis foram até o estabelecimento na manhã desta quarta-feira (11) e encontraram 638 caixas de medicamentos
Castramóvel realiza atendimento gratuito em shopping de Campo Grande
Atendimento será realizado no sábado (14), das 14 às 17 horas
Justiça solta piloto de avião apontado como negociador de armas em Campo Grande
O autuado passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (11)
Projeto de Lei do MPMS solicita pagamento de auxílio-invalidez aos servidores aposentados por incapacidade
Pagamento também se estenderá para aqueles que necessitarem de assistência permanente de outra pessoa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.