A Prefeitura de Três Lagoas confirmou o primeiro caso positivo da varíola dos macacos (varíola Monkeypox), e notificou mais um caso suspeito nesta quarta-feira (31). A informação foi divulgada pelo setor de VIGEP (Vigilância Epidemiológica), da SMS (Secretaria Municipal de Saúde).

O 12º caso notificado trata-se de uma mulher, com faixa etária de 10 a 20 anos de idade, sem histórico de viagens e contato com caso suspeito ou positivo da doença.

Dessa forma, agora o Município contabiliza um total de 12 casos notificados, desses 1 exportado, 6 descartados, 4 aguardando resultado (suspeitos) e 1 positivo.

A vítima

O paciente é um homem de 32 anos, sem histórico de viagens ou contatos com casos suspeitos ou positivos para a doença. Os sintomas começaram dia 16 de agosto com lesões na pele semelhantes a espinhas, tendo poucos dias depois aparecido também ínguas.

A VIGEP informou que ele está clinicamente bem, tem sido acompanhado e tratado em domicílio, onde está isolado desde o dia 19 de agosto, quando passou por atendimento médico e recebeu o atestado. As lesões estão praticamente curadas.

Os contatos domiciliares – esposa e outros – estão bem e ainda não apresentaram sintomas, mas estão devidamente informados e sendo acompanhados pela equipe da USF (Unidade de Saúde da Família) e pela equipe da VIGEP.

Alerta da secretaria de saúde

Os exames foram coletados no dia 19, mas o resultado do exame da varíola só foi estabelecido 11 dias após a coleta, por isso, é tão importante o isolamento a partir da suspeita e não apenas com a confirmação do caso, alerta a SMS.