A Prefeitura de Dourados anunciou nesta sexta-feira (30) que o transporte coletivo será gratuito no domingo de eleições, próximo dia 2 de outubro. O município é o segundo maior do Mato Grosso do Sul, com 169.042 mil eleitores, segundo estatísticas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Pelas redes sociais, o prefeito Alan Guedes anunciou a medida no início da tarde desta sexta-feira. “Teremos transporte público gratuito em Dourados para que todos possam ir aos locais de votação exercer a cidadania, independente de poder pagar ou não. Logo mais teremos as informações publicadas no site da Prefeitura e nos veículos de comunicação de Dourados. Forte abraço e bom voto no domingo”, disse.

Campo Grande

Campo Grande, que tem 639.873 mil eleitores, também terá transporte coletivo gratuito. A gratuidade será no período das 5h às 18h.

Campo Grande acompanha as medidas já anunciadas por outras capitais brasileiras como Florianópolis, Rio de Janeiro, Curitiba, Rio Branco, Maceió, Salvador, São Luís, Porto Alegre e Manaus. As urnas ficam disponíveis aos eleitores das 7h às 16h (horário de Mato Grosso do Sul).

O passe grátis, segundo a Prefeitura, considera proporcionar o direito à cidadania através da votação nas eleições para pessoas de baixa renda.

A medida considera também que a FPN (Frente Nacional de Prefeitos) enviou ofício ao presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), reafirmando o compromisso de garantir o transporte público gratuito no dia das eleições.

Conforme a decisão que será publicada no Diogrande por meio de Decreto, nas Eleições Gerais Majoritárias no Brasil do dia 2 de outubro de 2022, toda a operação do Sistema de Transporte Coletivo de passageiros da cidade de Campo Grande, terá passe grátis das 5 horas às 18 horas.

A gratuidade também contemplará o 2º turno das eleições, prevista para a data de 30 de outubro de 2022, caso ocorra. A gratuidade não abrangerá os ônibus de linhas executivas.