Acontece a partir desta sexta-feira (30) a tradicional cerimônia de louvação para Iemanjá, na prainha do Porto Geral, em Corumbá, a 417 quilômetros de Campo Grande. A celebração costuma reuniu dezenas de devotos às margens do Rio Paraguai.

De acordo com a Prefeitura Municipal o evento religioso de origem das matrizes africanas se estende até a véspera de ano novo (31). Além da limpeza da área, a iluminação do local foi ampliada e banheiros químicos instalados.

Cheio de cores, valores e cânticos, a tradição reúne moradores para homenagear e fazer oferendas à rainha das águas, além de molhar os pés e pedir bênçãos para ano novo. Conforme os ditos populares da mitologia yorubá (ioruba), Iemanjá, o nome tem significado de mãe dos filhos-peixe, é filha de Olokun, soberano dos mares, que deu a ela, quando criança, uma poção que a ajudasse a fugir de todos os perigos.

A deusa cresceu e se casou com Oduduá, com quem teve 10 filhos orixás (por isso seu nome significa também mãe de todos orixás). É considerado o orixá mais popular do Brasil. Em 2 de fevereiro é celebrado o dia de Iemanjá. Além desta data, devotos realizam celebrações também em 15 de agosto e 31 de dezembro, por conta da virada de ano e as simpatias das 7 ondas.