Pular para o conteúdo
Cotidiano

Trabalho de terapeuta floral de MS é referência em laboratório de inovação do Ministério da Saúde

A Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) no Brasil e o Ministério da Saúde lançaram recentemente o LIS (Laboratório de Inovação) sobre Pics (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), com a participação de seis experiências provenientes dos estados de São Paulo, Ceará, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. A apresentação de resultados do LIS … Continued
Mariane Chianezi -
Foto: Divulgação

A Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) no Brasil e o Ministério da Saúde lançaram recentemente o LIS (Laboratório de Inovação) sobre Pics (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), com a participação de seis experiências provenientes dos estados de São Paulo, Ceará, e o Distrito Federal. A apresentação de resultados do LIS aconteceu na última semana em um seminário, em .

De Mato Grosso do Sul, a terapeuta floral Joseanne Roque, que presta atendimento aos municípios de e Angélica há mais de dois anos, participou do projeto e apresentou no evento a importância das Pics na construção de uma de Paz.

O Laboratório de Inovação foi criado na celebração dos 16 anos da PNPICS (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) no SUS (Sistema Único de Saúde), e visa possibilitar que o ente federal vivencie a materialização da política no território por meio das experiências participantes, agregando conhecimento para promover as Pics em outros municípios. O trabalho de Joseanne em Mato Grosso do Sul foi uma das seis experiências inovadoras apresentadas que se espelha como modelo para outras cidades.

“Era um sonho estar na OPAS e saber que o nosso trabalho vai para o mundo como referência em qualidade de vida e autocuidado”, diz a terapeuta.

A Terapia de Florais é uma prática não invasiva, não farmacológica, que pode ser utilizada por gestantes, bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. As gotas provenientes das flores são indicadas para complementar no tratamento de ansiedade, angústia, depressão, esgotamento nervoso e emocional, fobias, medos, lutos, estresse, rejeição, timidez, entre tantos outros sentimentos que podem comprometer a saúde mental do usuário. Os florais não substituem medicações alopáticas ou fitoterápicas receitadas pelos médicos aos pacientes, mas são complementares no tratamento.

Em Angélica e Corguinho, a terapia era oferecida, inicialmente, aos profissionais da saúde dos municípios e um tempo depois o uso começou a ser receitado aos usuários do Sistema Único de Saúde conforme suas necessidades. As duas cidades do Mato Grosso do Sul são exemplos de como é possível implementar as Pics no SUS com os recursos disponíveis.

No município de Corguinho, a terapia de florais iniciou-se em março de 2019. Mensalmente, são atendidas aproximadamente cinquenta pessoas, em duas unidades de saúde. Em Angélica, a prática é ofertada em seis unidades de saúde, beneficiando 120 pessoas por mês. “É importante que os gestores vejam como as PICS, e no caso a Terapia de Florais, ajuda no equilíbrio emocional e como podemos fazer um trabalho integrado dentro do SUS, criando uma cadeia de bem-estar, de qualidade de vida, começando do interior para a capital, isto é uma implementação saudável dentro dos municípios”, afirma Joseanne Roque.

Para a Dra. Christiane Santos Matos, coordenadora nacional de Pics do departamento de saúde da família, melhorar a qualidade de atendimento do usuário e da população como um todo é o principal objetivo da política nacional de Pics, lançada em 2006. “Precisamos sempre avançar no sentido de elaborar os indicadores para a nossa política nacional. Há 16 anos nós construímos esse sistema com muito carinho que coube àquela época cinco práticas e agora temos 29. Esse alicerce necessita ser revisto sempre para ofertar o melhor atendimento, por isso nós da coordenação estamos trabalhando nesse sentido de estruturação contínua”.

Atualmente, 29 práticas são oferecidas no SUS: apiterapia, aromaterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, dança circular, geoterapia, hipnoterapia, homeopatia, imposição de mãos, medicina antroposófica, medicina tradicional chinesa/acupuntura, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, ozonioterapia, plantas medicinais e fitoterápicos, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, terapia de florais, termalismo social/crenoterapia, e yoga.

“Fazemos com que a prática da terapia de florais, em especial os Florais de Saint Germain, seja a ferramenta para uma divulgação da Cultura de Paz, onde por meio da consciência humana e do autoconhecimento haja harmonização nos campos mentais, emocionais e sociais”, ressalta Joseanne Roque que é terapeuta floral, practitioner do Sistema Florais de Saint Germain, embaixadora da paz pelo Cercle Universel Des Ambassadeurs de La PaixSuisse/France e diretora do NIEPPICS-MS (Núcleo de Implementação Estratégica para Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Mato Grosso do Sul).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
carlos alberto só de sunga 2

‘Quem gosta de novinho, fica no ninho’: aos 89, Carlos Alberto sensualiza e deixa fãs babando com foto de sunga

Três empresas são credenciadas para reforma no plenário da Alems

Mulher de 67 anos ateou fogo em lixo e causou incêndio na Serra da Bodoquena, diz PMA

Luto! Famosos se despedem de Robert Redford com últimas homenagens; veja

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira cpi vereador

CPI do Consórcio: com voto separado, Maicon pede intervenção na concessão dos ônibus na Capital

Advogados acusam JBS de coação e dizem que MPMS foi omisso por mau cheiro no Nova Campo Grande

‘Recebeu propina’, rebate promotora sobre servidor condenado por corrupção em Sidrolândia

Defesa Civil de Dourados alerta para ondas de calor e tempestades na Primavera

Últimas Notícias

Política

Após EUA fechar as portas, senador comemora acordo comercial que leva exportação brasileira para europa

Nelsinho Trad preside a Comissão de Relações Exteriores do Senado e tem atuado pela recuperação brasileira após taxação

Brasil

Polícia identificou um dos envolvidos no assassinato de Ruy Ferraz Fontes, diz Derrite

Autoridades policiais apontam a participação de mais cinco indivíduos no crime

Trânsito

Chuva provoca aquaplanagem de van na BR-163 entre Campo Grande e Anhanduí

Devido ao acidente, houve desvio de tráfego no trecho, no entanto, o fluxo voltou ao normal cerca de duas horas depois

Transparência

Com mais de R$ 136 milhões do fundo de segurança em conta, prioridade da Sejusp será compra de viaturas

Repasse é feito na modalidade fundo a fundo, transferindo os recursos diretamente ao caixa da secretaria