Pular para o conteúdo
Cotidiano

Trabalho de ser mãe em MS: valor da dedicação solitária que não é somado na hora da pensão

As despesas são divididas, mas os esforços diários não são
Anna Gomes -
árduo trabalho
Paternidade é algo sem muita burocracia, mas o número de crianças sem o nome do pai no registro civil aumentou

Acordar mais cedo, levar ao hospital, precisar faltar no trabalho, ter aquela péssima noite de sono com o filho doente, são apenas alguns dos obstáculos enfrentados no dia a dia por mães de todo Brasil e do mundo. Trabalho este que não é considerado quando o assunto é o valor da pensão.

Joana* tem 27 anos. Ela trabalhava durante o dia em e cursava durante a noite. Mesmo tomando anticoncepcional, a jovem engravidou e as dificuldades começaram. O pai do não aceitava e só assumiu a paternidade após realizar o pedido de DNA.

“Quando meu filho nasceu eu precisei parar a minha faculdade. Não tinha com quem deixá-lo no horário das minhas aulas e não tinha dinheiro para pagar uma babá. A gente acaba se deixando muito de lado, mas os nossos esforços diários não são vistos pela sociedade. Eu engravidei tomando anticoncepcional e as pessoas nos julgam. Amo meu filho incondicionalmente, mas todos precisam parar de romantizar a maternidade. As despesas são divididas, mas os esforços diários não são”.

A Defensora Pública Thais Dominato atende mulheres que são vítimas de violência doméstica. Ela conversou com o Midiamax e explicou que existem falhas na Justiça, ressaltando que falta perspectiva de gênero na fixação do valor da pensão alimentícia.

“Quando o valor da pensão é aplicado, não consideram o trabalho da maternidade. Em regra, a mãe que tem a guarda dos filhos e acaba ficando com toda responsabilidade de cuidar da criança. O amor não tem preço, mas os cuidados e o tempo gasto das mulheres são muito maiores. Noites sem dormir, levar e buscar o filho na escola e várias outras tarefas que passam despercebidas no momento que o valor da pensão é aplicada. Dividem os gastos, mas não os cuidados”, disse a defensora.

Paula* tem 34 anos, após ficar casada por quase uma década, ambos optaram pela separação. Uma criança de 5 anos foi fruto da relação do ex-casal, mas que praticamente foi ‘esquecida’ pelo pai.

“Ele cuidava da criança, mas depois que nos separamos deixou o próprio filho um pouco de lado e também não se preocupava se precisava de alguma coisa. Nunca barrei a relação de pai e filho, mas enquanto eu estava cuidando do menino sozinha, o pai estava nas festas. É um pouco triste dizer, mas ele preferia curtição, enquanto eu não tinha outra opção. Precisei entrar na Justiça para meu filho conseguir receber a pensão. É muita humilhação, mas é um direito da criança e o pai precisa ter responsabilidades. Mulher não faz filho sozinha”, desabafou.

Camila* de 28 anos passou pelo mesmo dilema de ter que acionar a justiça para conseguir que o filho receba a pensão que não estava sendo paga pelo pai.

“Quando a gente vai falar para o pai que o filho está precisando de fralda, de leite ou medicamento, meu ex ainda achava ruim, dizia que não tinha dinheiro. E se fosse comigo? E se eu deixasse de alimentá-lo por simplesmente estar sem dinheiro? O dinheiro que meu filho recebe não paga nem 30% dos gastos que ele realmente tem. Os gastos financeiros e as tarefas do cotidiano sempre acabam ficando com a mãe. As pessoas precisam parar de romantizar a maternidade, não é nada fácil. Não somos mães guerreiras, somos mães sobrecarregadas”, disse.

Número de crianças sem paternidade

Paternidade é algo sem muita burocracia, mas o número de crianças sem o nome do pai no registro civil aumentou, conforme o (Arpen-Brasil), Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.

Ainda segundo o Arpen, em 2021, Mato Grosso do Sul teve quase 3 mil crianças sem o nome do pai no registro civil, sendo 786 em .

*Para não expor as mulheres, os nomes usados nesta reportagem foram fictícios.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF