Tempo frio não espanta competidores da gincana Undokai, em Campo Grande
Undokai é realizado após 2 anos sem evento
Renata Volpe –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mesmo com o tempo frio e o céu nublado em Campo Grande, os competidores da gincana Undokai, tradicional evento da comunidade nipo-brasileira campo-grandense, não se intimidaram e marcaram presença na 35º edição, neste domingo (15).
O Undokai ficou dois anos sem ser realizado, devido à pandemia da Covid-19. O evento acontece na AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira), em Campo Grande, na saída para Três Lagoas, no quilômetro dois da BR-262.
Segundo o presidente da Associação, Nilson Tamotsu Aguena, a expectativa é alta para a 35º edição. “Como estamos há algum tempo sem realizar o evento, estamos bem otimistas. Esperamos um público acima de duas mil pessoas, entre familiares, amigos e simpatizantes da cultura japonesa”, disse.
O diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho, lembra que o Undokai é uma importante peça na cultura nipo-brasileira do Estado. “A falta dessa celebração nos últimos anos serviu para lembrarmos de sua importância. É um espaço onde todos podem estar juntos e se divertir fraternalmente, lembrando dos antepassados que trouxeram essa tradição para nosso Estado”.
Undokai, numa tradução livre, é uma reunião esportiva. A palavra surge da junção de “undô”, que significa esporte e movimento, e “kai”, traduzido como reunião. É um dia dedicado a aproximar amigos e familiares por meio do esporte e do lazer. Foi criado há cerca de 130 anos para ajudar a introduzir na cultura japonesa a Educação Física e os esportes ocidentais, na escola.
Em Campo Grande, o evento une várias gerações de japoneses e descendentes. Nesta edição a disputa inclui corridas, pesca peixe e garrafas, caça ao tesouro, cabo de guerra e bola ao cesto. Ainda há tendas com comidas e produtos típicos japoneses.
O ex-governador André Puccinelli (MDB) e pré-candidato ao Governo do Estado, esteve no evento e participou de uma das gincanas.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.