A Copa do Mundo Catar 2022 movimenta o comércio de Campo Grande. Desde lojas de vestuário que apostaram nas camisetas da seleção brasileira, até empreendimentos que ofertam serviços nesse período, o empresário se vê num cenário bem otimista para os negócios. Por isso, as tabelas da Copa impressas com os horários dos jogos também estão com tudo esse ano. Gráficas e agências estão com vendas aquecidas e registram 30 mil impressões em Campo Grande.

Clássicas e atemporais, se enganou quem pensou que as famosas tabelinhas com datas e horários dos jogos da Copa estariam em desuso em 2022 por causa da digitalização das informações. Cada vez mais empresas e torcedores vão atrás do folder para não perder nenhum detalhe do evento esportivo, além de ser uma ótima opção para fidelizar clientes, colaboradores ou oferecer aos amigos.

Claudemir da Silva Camargo é dono da agência Kadoshi Marketing, na Capital. Ele contou que trabalha com a criação e execução das tabelas da Copa até elas chegarem prontas na mão do cliente. Ao Jornal Midiamax, ele afirma que sua tiragem já chegou a 30 mil impressões.

“Eu esperava essa grande procura porque todos os anos de Copa acontece das pessoas procurarem. As empresas normalmente pedem 3 mil, 5 mil ou até mais tabelinhas, daí isso vai aumentando a cada demanda. Dá um upgrade nos negócios”, celebra o empresário.

Tabela da Copa
Empresas apostam em tabelinha para agradar clientes (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

A Gráfica Pex, localizada no Centro de Campo Grande, também percebeu a grande demanda. A empresa informou que muita gente, especialmente empresários, estão investindo no catálogo. Procura é tão grande, que a empresa também faz a própria distribuição no espaço.

“Tem pessoa que chega aqui e leva de 10 a 15 tabelinhas de uma vez, normalmente dá pra família, para os amigos. A procura tá bem grande mesmo”, disse um funcionário do estabelecimento.

Mesma estratégia foi adotada pela Nova Print Gráfica, na Marechal Rondon. Além de confeccionar as tabelinhas para clientes, fazem a distribuição na própria loja de forma gratuita para a população.

“A gente fez bastante para entregar para os clientes e também saiu muitas [tabelas] aqui, o pessoal tá vindo com força porque acredita que o Brasil esse ano vai ganhar. A gente já fez cerca de mil tabelinhas”, ressalta Lorran Artiaga, atendente do local.

Dentre os principais clientes que vão atrás do produto, ele afirma que são empresas, torcedores e colecionadores.

Digitalização das informações

No entanto, não foram todas as gráficas que perceberam a procura do produto em 2022. Outro local no Centro afirma que, até agora, nenhum cliente fez pedido de impressão das tabelas, algo inédito em comparação com anos anteriores de Copa do Mundo.

“Eu acho que ninguém veio pedir porque está tudo muito digital, as mídias são fáceis de acessar e você já tem todas as informações ali na hora”, ressalta uma funcionária sobre o possível motivo da baixa procura.