Os moradores de Mato Grosso do Sul têm nesta terça-feira (15), o feriado nacional da Proclamação da República. E com isso, houve ponto facultativo na segunda-feira (14) em algumas repartições.

Para não ter imprevistos, confira o que abre e o que fecha no feriado:

Prefeitura e Governo do Estado

As repartições da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado não funcionarão nesta terça-feira (15). As UPAs seguem com atendimento 24 horas e a coleta de lixo será mantida, informou a prefeitura.

Comércio

Conforme a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), o comércio poderá abrir normalmente na terça-feira (15), mas os empresários devem realizar um contrato com o sindicato para comunicar que irá trabalhar, conforme a legislação trabalhista.

Supermercados

A AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) informou que, no feriado da Proclamação da República, na terça-feira (15), as empresas do setor poderão abrir normalmente, em Campo Grande.

A entidade reforça que as empresas que optarem pelo funcionamento no feriado deverão garantir a concessão da respectiva folga compensatória dos trabalhadores. Tal orientação é prevista no Decreto nº 10.854/2021 e na Portaria MTP nº 671, que reconhece o setor varejista de supermercados e hipermercados no rol de atividades autorizadas a funcionar permanentemente aos domingos e feriados civis e religiosos.

Shoppings

Shopping Bosque dos Ipês: O shopping informou que funciona normalmente nesta terça, com tabela de horário de domingo. Confira:

• Lojas (satélites, âncoras e quiosques): 12h às 20h;
• Lojas e quiosques de alimentação: 10h às 21h;
• Cinema – Conforme programação;
• Detran e Fácil: Fechados.

Shopping Campo Grande: Shopping informou que funciona normalmente, das 10h às 22h tanto nesta terça-feira (15).

Shopping Norte Sul Plaza: Horário de funcionamento será normal, informou shopping. Além disso, a assessoria de comunicação informou que o Papai Noel chegará nesta terça-feira (15) para alegrar as crianças.

“Dia 15 de novembro, a partir das 16h, tem a Chegada do Papai Noel no Norte Sul Plaza. Haverá apresentações culturais, algodão-doce e o cortejo com os ajudantes de Papai Noel”.

Bancos

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias no Dia da Proclamação da República, celebrado em 15 de novembro (terça-feira).

Nos dias 14 de novembro (segunda-feira) e 16 de novembro (quarta-feira), os bancos abrem normalmente nas localidades que não tiverem feriados municipais.

Correios

As agências dos Correios não abrirão na terça-feira (15), por tanto, os atendimento serão retomados na quarta-feira (16).

No feriado, o atendimento de pós-vendas da Central de Atendimento dos Correios – CAC estará disponível por meio dos seguintes canais: 

Hemosul

Para quem vai doar sangue, o Hemosul de Campo Grande esteve aberto na segunda-feira (14), mas não funcionará nesta terça-feira (15), feriado.

Detran-MS

As agências do Detran-MS seguirão o ponto facultativo decretado pelo Governo Estadual e não haverá atendimento nesta terça-feira (15).

Delegacias

As delegacias que atendem plantão vão funcionar normalmente.

Depac Centro

Padre João Crippa, 1581 – Centro (3312-5700)

Depac Cepol

Rua Soldado-Policia Militar Reinaldo de Andrade, 167 – Tiradentes (3318-9000)

Delegacia da Mulher (Casa de Mulher Brasileira)

Rua Brasília, Lote A, Quadra 2, s/n – Jardim Imã (3304-7575)