A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a População Indígena recebeu, na última terça-feira (4), a visita dos quatro novos técnicos que trabalharão representando os povos indígenas do Conesul e Pantanal. São eles: Valdineis Ribeiro Ramires, da Aldeia Jaguapiru, Heliton de Oliveira Cavanha, da Aldeia Jaguapiru, Cairo Leidiniz de Souza, da Aldeia Bororo, e Célio Francelino Fialho, da Aldeia Bananal.

O governo do Estado defende que a política pública só pode realmente acontecer se ela estiver em sintonia com essas comunidades e populações que tanto precisam dos serviços públicos. As contratações, portanto, são uma estratégia para descentralizar as tomadas de decisões e aumentar a sua escuta junto à sociedade sul-mato-grossense, conforme explicou o secretário-adjunto Eduardo Romero.

O Subsecretário de Políticas Públicas para População Indígena, Fernando Souza, também esteve presente no encontro e apresentou a estrutura da Subsecretaria, planejamentos e ações previstas para 2022, destacando práticas de cidadania no fomento e inclusão das comunidades no âmbito da efetivação das políticas públicas.

“Com a chegada dos novos servidores estaremos mais presentes junto às comunidades, lideranças e movimento indígena dando ouvidos as suas demandas na medida do possível. Enquanto Governo do Estado, articularemos ações junto aos entes federais, municípios e demais Secretarias, a fim de trazer melhorias para as comunidades como um todo”, explica o Subsecretário.

Um dos novos nomes da pasta, César Fialho disse estar otimista, pois acredita ser uma grande oportunidade de apresentar às comunidades por parte do Governo do Estado.

“Esta reunião de hoje foi extremamente produtiva. Já estamos pensando em ações para evidenciar o que já foi feito e, fico muito grato principalmente por esta abertura que o Governo do Estado tem dado às comunidades”, destaca o Cacique. O encontro também contou com a presença de Élcio Terena, assessor da (Secretaria de Governo), Flávio Brito, representando a SES (Secretária de Estado de Saúde) e familiares dos novos servidores.

(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)