O setor de mineração, em Mato Grosso do Sul, recebeu 25 alvarás de pesquisas desde o início deste ano. O autorizou a cessão de portaria lavra de fosfato da Edem Mineração e para a E2 Minerais Ltda., em Bonito. As duas empresas vão realizar de rocha ornamental (mármore).

De acordo com o secretário da Semagro, Jaime Verruck, são nove processos da Atrative Empreendimentos e Part. Ltda., com sede em Cachoeiro de Itapemirim-ES, nas cidades de Bonito, e Corumbá; nove processos da Sam Granitos Exporte Ltda., em Corumbá, e uma empresa de Dracena – SP, a Santa Estela Ltda., que está autorizada a pesquisar uma jazida de calcário na divisa dos municípios de e Bonito.

A pesquisa consiste em investigar áreas em busca de jazidas de rochas tanto ornamental como rochas calcárias e avaliar a viabilidade econômica destas jazidas. Quanto às emissões de alvarás de Pesquisas no Estado, no acumulado de 2022, 25 alvarás de pesquisa já foram emitidos. Em todo o período 2015-2022, foram emitidos para o Estado do MS um total de 718 alvarás.