Setor da construção civil registra salto em contratações de empregados em MS

Conforme o Caged, o setor foi o quarto que mais gerou empregos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O setor da construção civil foi um dos que mais empregaram no mês de janeiro de 2022 em Mato Grosso do Sul, conforme os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta quinta-feira (10).

Conforme o Fetricom-MS (Federação dos Trabalhadores na Construção Civil e do Mobiliário e Montagem Industrial), no primeiro mês deste ano, o saldo entre contratações e demissões foi de 499 vagas, ou seja, na geração de empregos o setor da construção civil ficou atrás apenas dos segmentos de Serviços (1.571 vagas), Agropecuária (1.111), e Indústria (818 vagas).

“Este número é uma surpresa porque geralmente o mês de janeiro não é significativo para a empregabilidade na construção civil. Um dos motivos principais é a chuva característica desta época do ano, que traz como consequência a paralisação de muitas obras”, explica José Abelha, presidente da FETRICOM-MS (Federação dos Trabalhadores na Construção Civil) e do SINTRACOM de Campo Grande (Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil).

No mês de janeiro de 2021 foram geradas apenas 16 vagas na construção civil. “Creio que a explicação mais plausível para tantas vagas criadas agora são justamente o aquecimento do setor  inclusive com a conclusão de muitas obras públicas”, afirma Abelha.

No total de janeiro de 2022, Mato Grosso do Sul criou 3.483 vagas com carteira assinada, sendo o 9º estado do país que mais gerou empregos formais. Destaque também para Campo Grande que gerou 797 empregos, sendo a 12º capital do país com mais empregos formais.

Conteúdos relacionados

corumbá