Pular para o conteúdo
Cotidiano

Setembro deve ter calor de quase 40°C e chuvas abaixo da média em MS, indica meteorologia

A climatologia indica que Mato Grosso do Sul não deve se distanciar do clima desértico, sentido nos últimos dias, durante setembro. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta que o período será de calor de quase 40°C e chuvas abaixo da média histórica. Na quinta-feira (1°), o mês começa com tempo … Continued
Karina Campos -
calor-tempo-previsão
(Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

A climatologia indica que não deve se distanciar do clima desértico, sentido nos últimos dias, durante setembro. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta que o período será de calor de quase 40°C e chuvas abaixo da média histórica. Na quinta-feira (1°), o mês começa com tempo seco.

No último final de semana, uma passagem de frente fria pelo Estado derrubou levemente as temperaturas, por trás segue uma massa de ar frio e seco e, ao longo da semana, esta massa de ar frio vai se transformando em uma massa de ar quente e seco, por isso as temperaturas estarão em elevação. Historicamente setembro já é um mês com temperaturas mais elevadas quando comparado com julho e agosto, por exemplo.  

prognóstico setembro
Chuvas podem ficar até 50% abaixo da média histórica em setembro (Foto: )

O prognóstico do monitoramento indica que o mês será marcado por chuvas abaixo do esperado, tons laranja do mapa indicam que a redução pode variar de 40 a 50% em praticamente todos os município. O Vinicius Sperling, meteorologista do Cemtec, explica que essa condição prevista de chuvas abaixo da média, na região sul e em partes do centro-oeste do , é devido a uma variabilidade natural do clima, a chamada La Niña, que tem previsão de 80% de continuidade no trimestre Setembro-Outubro-Novembro segundo a NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos). 

Entretanto, o mês de agosto também indicava que os níveis seriam abaixo do esperado, mas as chuvas ficaram acima da médica histórica em quase todas cidades. “Isto ocorreu devido a outras escalas de tempo meteorológico, a escala sinótica. Como exemplo de sistemas meteorológicos de escala sinótica que contribuíram para as chuvas acima da média histórica em agosto temos as frentes frias e o ciclone extratropical. Em resumo, a condição climática teve um peso menor em relação às forçantes meteorológicas e isso não é ‘visto’ pelos modelos de previsão do clima (diferente dos modelos de previsão de tempo)”.

As temperaturas devem ficar acima dos 35°C, possivelmente próximo aos 40°C, principalmente na região norte e pantaneira, continuando o calor no termômetro. No domingo (28), a estação meteorológica de Nhumirim de registrou 37,6°C, ou seja, podem ocorrer como já ocorreu em agosto temperaturas próximas dos 40°C em MS. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem até então desaparecida é encontrada

‘Quem vai pagar essa conta mais uma vez são prefeitos’, reclama Paes sobre projeto do IR

Com mais de 140 veículos, Detran-MS está com leilão aberto até dia 14 de abril

Goiânia e São Luís sediarão Jogos Universitários Brasileiros Atléticas

Notícias mais lidas agora

Caminhoneiro denuncia sumiço de alterações em registro e aciona Detran-MS na Justiça

Santa Casa de Campo Grande deve R$ 250 milhões aos bancos

Um é morto ao se esconder em casa e atirar contra PM no Santo Eugênio

Acampamento Terra Livre debate democracia e direitos indígenas

Últimas Notícias

Economia

Aço e alumínio exportados aos EUA em 2024 responderam a quase 40% de total vendido

As duas áreas somaram exportações de US$ 6,973 bilhões aos Estados Unidos no ano passado

Polícia

Um é morto ao se esconder em casa e atirar contra PM no Santo Eugênio

Foi apreendido um revólver calibre 22 com duas munições deflagradas

Polícia

Homem morre baleado em ocorrência policial na Vila Santo Eugênio

Ele chegou ser levado à UPA

Cotidiano

TJMS coopera com regularização fundiária e outorga títulos a 6 mil famílias em MS

Desembargador representou o Órgão em palestra sobre moradias públicas de Campo Grande