A (Secretaria Municipal de Saúde) publicou nesta terça-feira (1°), no Diário Oficial, a atualização de normativas sobre o período de isolamento e protocolos para testagem de casos suspeitos de em .

De acordo com a nota técnica divulgada pelo Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), paciente com diagnóstico da infecção deverá permanecer sete dias em isolamento.  

“Se, no sétimo dia do início dos sintomas o paciente não tiver nenhum sintoma respiratório nem febre, no dia seguinte pode retornar às suas atividades normais. Mas caso ainda apresente tosse, dificuldade de respirar ou ainda for necessário uso de antitérmico, deve prosseguir em isolamento até o 10º dia”, explica a responsável pelo serviço de vigilância dos vírus respiratórios, Alessandra Lyrio.

A nova orientação de testagem dos pacientes suspeitos é que o teste não seja aplicado em moradores que não possuem sintomas ou que não tiveram contato com pessoas positivas para doença, da mesma forma que em pacientes que já têm o diagnóstico de Covid-19 e desejam fazer a retestagem para deixar o isolamento. 

Se ao 10º dia de isolamento os sintomas permaneceram, a recomendação é manter o isolamento até que complete 24 horas sem nenhum sintoma e sem febre, independente do tempo, podendo ser liberado após esse período, sem nova testagem.

Os pacientes sintomáticos respiratórios serão testados normalmente, e, caso tenha diagnóstico negativo para Covid-19, a nota também informa qual o protocolo a ser adotado. Levando em consideração os sintomas referidos, o paciente poderá ser tratado como síndrome gripal por decorrência de ou por outro vírus não especificado.