Mais uma vez, a falta de médicos é relatada por moradores que utilizam as unidades de saúde de . Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário, localizada na avenida Gury Marques, um mãe clama por atendimento para a sua filha, de 8 anos, desde às 14h desta segunda-feira (26).

Antes de ir a unidade a mãe ligou para o telefone 192, que informou que haveriam 4 pediatras no local. Entretanto, a informação não procedeu.  

“Minha filha está tossindo, vomitando, dor de garganta, com muito catarro e não quer comer. Eu liguei para o 192 antes de vir. Eles me informaram que aqui teria 4 pediatras, mas estou aqui desde às 14h e até agora não fui atendida. Nós passamos pela triagem agora às 16h10, mas não tem pediatras e nem clínico geral chamando”, disse Bianca Souza de Matos, de 29 anos.

Sem saber o que fazer com o sofrimento da filha, ela desabafou. “No sistema conta que tem 4 pediatras, mas você chega aqui e não tem. Eles falam que tem que aguardar e que adultos e crianças vão ser tendidos juntos.

É um descaso, eu sai do meu serviço para buscar atendimento para minha filha e eu, porque não tenho condições de ir no particular. A gente não tem lugar pra sentar ou beber água, pagamos impostos e quando precisamos de atendimento não temos acesso a um . Me Sinto lesada.

O Jornal Midiamax fez o mesmo procedimento de Bianca Souza de Matos, e ligou para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no 192. Durante a conversa o atendente informou que o e Vila Almeida estavam com 4 pediatras e o Coronel Antonino com 5, todos até às 19h. Mas o mesmo lembrou que essa informação foi repassada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), da (Prefeitura Municipal de Campo Grande).

O que diz a Sesau

Em nota, a Sesau informou que neste momento há seis médicos clínicos fazendo o atendimento na unidade. Todos os pacientes estão sendo atendidos dentro do tempo protocolar, que é de até 4 horas para casos de menor gravidade, classificados como azul e verde. Cabe esclarecer que o atendimento nas UPAs e CRSs, ou seja, nas unidades de urgência e emergência, se dá por gravidade e não por ordem de chegada. Importante ressaltar ainda que o médico generalista está apto a fazer o atendimento tanto de adultos quanto de crianças, caso necessário.