Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem nova variante, Zika mantém média de dois casos mensais em Campo Grande

Diferente da dengue, o vírus não está circulando e, com "muita gente imune", a incidência é infinitamente menor que a dengue
Graziela Rezende -
Foto: Arquivo/Midiamax

Os dados não mentem: a dengue, inclusive com uma nova variante circulando, está com 4.210 casos notificados em e três mortes, neste ano de 2022. Já o zika vírus está com média de 2 casos mensais, conforme dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), atualizados até o dia 10 de maio. 

“As pessoas já estão com a imunidade do vírus e não há nova variante, diferente da dengue, então, está circulando menos, principalmente pelo fato de que muita gente está imune. A circulação é baixa, o que não acontece quando falamos da dengue, a qual entrou novo sorotipo, uma nova variante, mais transmissível, que é a que está circulando atualmente”, afirmou ao Jornal Midiamax a infectologista Priscilla Alexandrino. 

Na tabela de dados epidemiológicos da doença, mesmo com as seis notificações de zika, não houve confirmação de nenhum caso, nem de caso laboratorial e nem de gestante, por exemplo, já que a preocupação é ainda maior por conta da doença cujo vírus pode causar a microcefalia em diversos bebês.

Já no caso da chikungunya, as notificações são maiores. O boletim aponta 12 casos notificados em abril, 12 em março, 15 em fevereiro e 3 em janeiro de 2022. Deste número, 8 foram confirmados. 

Capital não teve registro de mortes por zika em 2021

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) da Capital, foram registradas 5.133 notificações de dengue em 2021, 417 casos confirmados e 3 mortos. No âmbito do zika vírus, foram 21 notificações e 6 casos confirmados, não houve registro de morte.

A secretaria informou que o combate ao é a melhor forma de evitar todas as arboviroses que possam ser transmitidas pelo mosquito. As ações de combate ao inseto acontecem rotineiramente, com visitações em imóveis, orientação à população, mutirões, entre outras medidas que podem ser tomadas de acordo com a realidade de cada região do município.

Ainda segundo o órgão, o tratamento de crianças com microcefalia em decorrência do zika vírus acontece da mesma forma que o acompanhamento das demais crianças com a mesma condição devido a outras circunstâncias.

No momento, preocupação está voltada para dengue ‘cosmopolita’ em MS

Fiscalização em bairros de Campo Grande, nessa terça-feira (10). Foto: Karine Matos /PMCG

A chegada de um novo ‘genótipo cosmopolita sorotipo 2′, da dengue, já preocupa autoridades sanitárias em Mato Grosso do Sul. O vírus foi detectado por pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) pela primeira vez no . Em Campo Grande, de acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), força-tarefa em 7 regiões da cidade busca eliminar focos da doença.  

“Esse genótipo é mais transmissível e mais patogênico. Atualmente, temos o mesmo número de casos de dengue do que todos os casos registrados no ano de 2021. E estamos somente no mês de maio ainda, portanto, trata-se de uma epidemia, que está localizada em uma cidade do centro-oeste do país, porém, sabemos de possíveis casos em todo o Brasil”, afirmou Alexandrino. 

Dessa forma, a secretaria está realizando ações de manejo e orientação nos bairros de Campo Grande, com inspeção em imóveis e terrenos, além da eliminação de criadouros e focos. Seguindo um cronograma, a primeira etapa termina no próximo sábado (14), em 7 regiões da cidade. Em seguida, o serviço começa em outros bairros e vai até o mês de agosto. 

Medidas de prevenção

Fiscalização em bairros de Campo Grande, nessa terça-feira (10). Foto: Karine Matos /PMCG

Para prevenir a transmissão da dengue, é fundamental evitar água parada em pneus, garrafas, vasos de planta e recipientes que possam contribuir para a reprodução do mosquito. Confira algumas recomendações do para evitar a doença:

  • Tampar tonéis d’água;
  • Manter calhas limpas;
  • Manter garrafas ou recipientes de boca para baixo;
  • Limpar e trocar areia dos vasos de planta semanalmente;
  • Manter lixeiras tampadas;
  • Preservar ralos limpos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher morta carbonizada deixou bilhete de despedida e pediu que motociclista de app buscasse gasolina

Equipe de Trump quer isentar Síria de sanções por 6 meses

Carro capota e derruba placa após batida em cruzamento no Coophamat

Campanha ‘Seu Abraço Aquece’ arrecada mais de 160 mil peças de roupa para doação

Notícias mais lidas agora

Desvios na Educação: Nem funcionários conhecem empresa com venda milionária na gestão de Reinaldo

Corrupção no TCE-MS: Justiça mantém ação que cobra R$ 19,3 milhões de Waldir Neves e Cícero

maquininha cartão

Viagens e compras mais caras: entenda os impactos do aumento do IOF em MS

VÍDEO: com calor de 28°C, tucanos são flagrados bebendo água em espelho d’água

Últimas Notícias

Cotidiano

Atendimento aos beneficiários do INSS nos Correios começa no dia 30 de maio; confira onde 

Em Mato Grosso do Sul, 83 agências oferecerão o atendimento

Política

Catan pede explicações sobre desvios na educação e aponta “fragilidade nos mecanismos de controle”

Deputado disse que operação chegou tardia em MS

Trânsito

Motorista morre após colidir carro na Hilux do prefeito de Laguna Carapã em estrada de MS

Acidente resultou na morte do douradense Delibio Pavão Júnior, de 39 anos

Transparência

Após voto contrário de ministro do TCU, governador de MS defende repactuação da Malha Oeste

Eduardo Riedel (PSDB) comparou situação do contrato de concessão da ferrovia com a BR-163, que irá continuar sob a gestão da CCR MSVias