Pular para o conteúdo
Cotidiano

Segundo dia do Enem em MS teve mais ‘faltosos’ que a primeira etapa

Quem faltou em alguns dos dias pode pedir a reaplicação do Enem a partir desta segunda-feira
Fábio Oruê -
Enem do domingo
Provas do Enem em Campo Grande. (Arquivo, Henrique Arakaki/Midiamax)

O 2º dia do (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 aconteceu neste domingo (20) e teve mais faltosos que a primeira etapa, no último dia 13 de novembro. Dessa vez, os participantes fizeram as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias.

Ao todo, segundo o MEC (Ministério da Educação), foram 43.590 inscritos em Mato Grosso do Sul. Balanço divulgado para pasta nesta segunda-feira (21) aponta que o 2º dia de provas teve mais faltosos que o 1º, em MS.

Ontem, apenas 28.413 compareceram (34,9% de abstenção), enquanto no dia 13 foram 30.424 (30,3%). Em todo o , 5.126 mil participantes foram eliminados e 193 foram afetados por problemas de logística.

Conforme o MEC, os dados são preliminares, tendo em vista que os números conclusivos dependem da apuração definitiva do consórcio aplicador. O Inep divulgará os Cadernos de Questões e os gabaritos às 17h (horário de MS) da próxima quarta-feira (23).

Pedido de reaplicação do Enem

Nesta segunda-feira (21), começou o prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, neste link. A pessoa que faltou a alguma das aplicações (em 13 e 20 de novembro) por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas previstos nos editais pode pedir para fazer as provas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.

Nessas datas, o Inep também aplicará o exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2022. O período de solicitação termina na próxima sexta-feira (25). Vale destacar que quem compareceu em algum dos dias deve solicitar a reaplicação somente do dia em que faltou.

Caso o candidato seja afetado por desastres naturais, por comprometimento da do local ou falta de energia elétrica, pode entrar com o pedido. Isso vale, ainda, para casos nos quais ocorreram erros de execução em procedimento de aplicação e para quem faltou por sintomas de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital.

São elas: covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus , doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Em casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos precisam ter documentos comprobatórios, analisados pelo Inep individualmente. Já em relação a problemas logísticos, o Instituto avaliará as solicitações, de acordo com as possíveis intercorrências registradas. A aprovação do pedido garante a reaplicação do exame.

Quem faltou a qualquer um dos dias do Enem por motivos que não se enquadram no edital não tem direito à reaplicação. Caso o participante tenha comparecido a apenas um dia, será considerado ausente no outro e terá as notas divulgadas no boletim de desempenho individual. No entanto, as pontuações servirão apenas para autoavaliação de conhecimento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Irmão de vereador ganha cargo de assessor chefe na prefeitura de Campo Grande

VÍDEO mostra perseguição da PRF contra traficante que carregava drogas em caminhonete em Campo Grande

tempo

Temperaturas permanecem elevadas e com chance de chuva em MS nesta sexta-feira

Mulher é rendida por assaltante armado enquanto caminhava com a filha de 6 anos

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Micro-ônibus com 18 alunos sai da pista e bate em barranco na MS-316

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Agendão: Espetáculos de teatro, bazar beneficente e feiras culturais animam fim de semana em Campo Grande

Confira eventos gratuitos realizados em Campo Grande neste fim de semana

Cotidiano

Semana encerra com 1,8 mil vagas na Funsat em Campo Grande

São 192 empresas para a seleção em 156 profissões diferentes

Famosos

Filho de Luciano Huck termina com Duda Guerra após polêmica, diz colunista

Filho de Luciano Huck, Benício Huck decidiu colocar um ponto final no relacionamento com Duda Guerra após as recentes polêmicas; entenda

Polícia

Foragido da Justiça é preso após jogar arma no quintal da vizinha

Revólver calibre 38 tinha quatro munições intactas