O segundo óbito foi de uma idosa de 76 anos no dia 28 de dezembro, em Corumbá. Ela estava internada na Santa Casa da cidade. No último dia 30, foi confirmado o terceiro óbito por H3N2 no Estado. A vítima foi uma mulher de 55 anos, moradora de Dourados, que teve início dos sintomas em 23 de dezembro, deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no dia 27 e veio a falecer na área vermelha da UPA em 28 de dezembro.

Em dezembro, o coronel Marcello Fraiha, assessor Militar da SES (Secretaria de Estado de Saúde de MS), afirmou em um vídeo que não há motivo para a população entrar em pânico.

“É preciso reforçar que não há motivo para pânico, porque a série histórica de mortes por influenza em MS, registrada desde 2009, aponta que os casos e mortes estão abaixo da média”, disse o coronel. Em 2016, por exemplo, MS chegou a registrar 103 mortes. Em 2020, foram oito casos.

Vacinação

A vacinação para influenza A e seus subtipos está disponível nos postos de saúde e não há grupo prioritário, podendo ser vacinado qualquer um a partir de seis meses de idade. Confira os locais de vacinação aqui.