Pular para o conteúdo
Cotidiano

Saúde em alta: beneficiários de planos médicos e odontológicos crescem 11,4% em MS

Somente de janeiro a abril, surgiram novos 7.185 beneficiários de planos médicos em MS
Mariane Chianezi -
Inflação
Foto: Agência Brasil

Após uma pesquisa da Anab (Associação Nacional das Administradoras de Benefícios) mostrar que 47% dos entrevistados tiveram que ajustar o orçamento em 2021 para não perder o plano de saúde, um levantamento do IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar) mostrou que os beneficiários de planos e odontológicos cresceram 11,4% em Mato Grosso do Sul.

A pesquisa avaliou as adesões em um período de um ano — de abril de 2021 a abril de 2022. No primeiro ano, foi verificado que 606.029 pessoas estavam associadas a planos de saúde em MS e, em 2022, eram 621.708. Um aumento de 2,6%. Somente de janeiro a abril, surgiram novos 7.185 beneficiários de planos médicos/hospitalares.

Ainda segundo o estudo do instituto, no país, os beneficiários por planos médicos/hospitalares cresceu 3,2%. Em 2021, eram 47.874.742 planos e, em 2021, o número subiu para 49.395.520. Uma alta de 1.520.778 beneficiários.

Em relação aos planos odontológicos, a crescente foi maior: de 8,8%. Em 2021, eram 155.350 beneficiários e, em 2022, aumentou 13.626 pessoas. Ou seja, saltou para 168.976. Por coincidência, o aumento nas adesões no país também foi de 8,8% conforme a pesquisa. No Brasil, o número de beneficiários de planos odontológicos em 2021 eram de 27.064.909 e em 2022, de 29.433.793.

Ajuste no orçamento

Pesquisa da Anab (Associação Nacional das Administradoras de Benefícios) mostra que 47% dos entrevistados tiveram que ajustar o orçamento em 2021 para não perder o plano de saúde. O levantamento, que ouviu mais de mil pessoas em todo o país, revela ainda que 83% das pessoas têm medo de perder o plano. ebc - Quase 50% precisaram ajustar orçamento para não perder plano de saúdeebc - Quase 50% precisaram ajustar orçamento para não perder plano de saúde

A pesquisa foi feita no último mês de abril com 1.012 pessoas, de 16 anos ou mais, responsáveis pelas principais decisões do domicílio. As entrevistas foram realizadas por telefone.

“O medo de perder o acesso [ao plano de saúde] pode ser motivado pelo aumento das taxas de desemprego ao longo da pandemia de covid-19”, destacou o presidente da Anab e idealizador do estudo, Alessandro Acayaba de Toledo.

De acordo com ele, a portabilidade é uma das saídas para quem precisa reduzir o custo com o plano de saúde, mas sem perdê-lo. “É direito do beneficiário. O interesse pela portabilidade aumentou 12,5% de acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde). Em alguns casos, foi possível reduzir em 40% os custos com a saúde”, ressaltou Toledo.

Segundo o levantamento, entre os que não têm plano de saúde, 83% consideraram que ele é necessário. Dos entrevistados que são usuários exclusivos do SUS (Sistema Único de Saúde), 68% precisaram de algum tipo de atendimento médico em 2021, mas relataram dificuldade no acesso.

Para 88% das pessoas ouvidas, a necessidade de assistência médica permaneceu a mesma ou aumentou durante a pandemia. A pesquisa mostrou ainda que uma em cada quatro pessoas disse que precisou buscar mais ajuda médica após o início da pandemia de covid-19.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF