Pular para o conteúdo
Cotidiano

Santa Casa tem a 9ª captação de órgãos no ano em Campo Grande

Vítima de traumatismo em acidente doou rins e fígado a pacientes de Rio Branco e São Paulo
Mariane Chianezi -
Procedimentos eletivos estão suspensos (Foto: Divulgação, Santa Casa)

Na manhã desta segunda-feira (30), a OPO (Organização de Procura de Órgãos) da de realizou mais uma captação de órgãos. O homem de 36 anos, vítima de traumatismo crânio após sofrer acidente de moto, doou rins e fígado. Esta é a 9ª captação de órgãos em 2022, e beneficiou três pessoas.

O fígado captado foi encaminhado para Rio Branco no Acre. E de acordo com o cirurgião responsável, Dr. Juan Rafael Branez, especialista em transplante de órgãos abdominais, esse processo garante uma nova vida para aqueles que aguardam nas filas por um órgão compatível.

 Não existe transplante sem doação. Num momento de dor, a família poderá dar vida a outra pessoa e isso significa uma segunda chance com mais qualidade de vida para quem recebe o órgão, destacou Dr. Juan, que atuou junto com o médico assistente, Dr. Filipe Oliveira.

Já os dois rins do paciente foram encaminhados para . A extração dos órgãos foi conduzida pela equipe do Serviço de Urologia da Santa Casa e levados para o destino por meio de voo comercial, onde no , os pacientes aguardavam pelo transplante.

Doações de órgãos

A equipe da OPO do hospital é responsável por acompanhar todos pacientes neurológicos graves e também pelo acolhimento dos familiares para que, diante da confirmação da morte encefálica, sejam informados da possibilidade da doação. Sendo de interesse dos familiares, o próximo passo é a busca de possíveis receptores feita pela CET (Central Estadual de Transplante), não existindo condições de transplante no Estado, a busca é realizada no Sistema Nacional de Transplantes (SNT). 

Localizados os receptores compatíveis, inicia-se uma operação de precisão, que necessita cumprir horários rigorosos para que sejam respeitados os prazos máximos necessários para que cada órgão seja transplantado com a menor margem de erro possível.

Neste ano, até abril de 2022, conforme dados levantados pela Organização de Procura de Órgão (OPO), foram registrados 40 diagnósticos de morte encefálica na Santa Casa, sendo que 25 famílias de potenciais doadores foram consultadas, mas apenas oito autorizaram as doações. Uma questão que muito preocupa o serviço, conforme explicou a supervisora de da OPO, Paolla Costa Buhler.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Procon realiza palestras de prevenção a golpes contra idosos

Polícia reforça segurança e fecha Esplanada após prisão domiciliar de Bolsonaro

De Pernambuco, homem descobre carro financiado em seu nome

Neymar despacha o Juventude, tira Santos da zona de queda e mostra que já pode voltar à seleção

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

Era lorota? Homem que disse ter sido atacado por onça na realidade atropelou animal, diz PRF

Incorpore One lança TAJ Condomínio Resort com maior evento gastronômico musical do Brasil

Motociclista morre ao colidir contra traseira de carreta

Últimas Notícias

Mundo

EUA podem exigir caução de até US$ 15 mil para alguns vistos sob programa piloto

O governo dos EUA já havia publicado uma regra temporária

Polícia

Mulher e genro são indiciados por falsa comunicação em golpe do seguro

Informando terem sido vítimas de roubo à mão armada

Conteúdo de Marca

PG Tigrinho: Slot simples em estilo asiático com surpresas

Os jogadores que se deparam pela primeira vez com a slot machine única Fortune Tiger PG notam imediatamente o seu design colorido. A slot combina com sucesso o clássico do gênero com novas opções. Além dessas características, o dinâmico caça-níquel do conhecido provedor PG Tigrinho possui outros atrativos para os jogadores brasileiros. Mas afinal, o … Continued

Brasil

Governadores de direita manifestam apoio a Bolsonaro após prisão domiciliar

A prisão domiciliar de Bolsonaro foi decretada por descumprimento das medidas cautelares