80% de atendimentos realizados na Santa Casa são por acidentes de trânsito

Maior parte dos acidentes envolvem motociclistas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Acidentes tiveram aumento considerável de motociclistas em Campo Grande.
Acidentes tiveram aumento considerável de motociclistas em Campo Grande.

A Santa Casa de Campo Grande divulgou, nesta sexta-feira (7), o balanço de pacientes internados na unidade com politraumatismo, ou seja, com traumatismos múltiplos causados, pela maior parte de internação, por acidentes de trânsito durante 2021. Comparado ao ano anterior, 80% dos internados no hospital atualmente são pessoas acidentadas em ruas da Capital.

Conforme o levantamento da Sala de Situação de Inteligência e Negócios do hospital, apenas no mês janeiro do ano passado, a Santa Casa realizou 353 atendimentos com entrada na urgência e emergência do Pronto-socorro. Nos meses seguintes, os números continuaram altos causados por acidentes entre carros e motos, somando 1.483, sendo 1.180 motociclistas.

Já em comparação com dezembro de 2020, foram registrados 149 acidentes entre carro e moto, sendo novamente motociclista os maiores registros, com 103 internados. Em dezembro de 2021, foram 143 casos, 110 de moto, uma redução de 4% em acidentes de carro e moto e um aumento de 6% de acidentes envolvendo apenas moto no último mês de cada ano.

A médica intensivista da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), Dra. Maria Augusta Rahe, explica que vários motivos podem resultar nos acidentes, o que podem ser evitados se houver mais prudência no trânsito.

“No ano passado morreram 60 motociclistas em Campo Grande. Têm muitos que sobrevivem, mas devido à gravidade dos casos, acabam perdendo perna ou braço. Atendemos todos os politraumas da região, é uma questão de saúde pública”, disse.

*Atualizado às 18h54 para correção de informação

Conteúdos relacionados

Chuva em Campo Grande
olimpíadas