Santa Casa bate recorde e não registra internação de crianças por acidentes domésticos em janeiro
Acidentes como queimadura, queda ou até mesmo engolir itens pequenos são comuns
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O máximo de cuidado ainda é pouco quando crianças estão em casa. Embora o contínuo alerta, principalmente no período do recesso escolar, a Santa Casa de Campo Grande não registrou nenhuma internação por acidentes domésticos nos primeiros 24 dias de janeiro deste ano.
De acordo com o balanço, nos últimos três anos, a unidade vem registrando queda na internação de casos em que crianças de 0 a 10 anos sofrem algum acidente em casa, como queimaduras, queda, ou até mesmo quando engolem materiais pequenos, como amendoim, pilhas e botões, que acabam ficando presos no organismo.
Em 2019, foram 389 pacientes que deram entrada no pronto-socorro por motivo de acidente em casa, já no ano seguinte, no mesmo filtro de atendimento, foram 358 pacientes. E, em 2021, os números mostram uma redução ainda maior, foram 313 pacientes entre 0 a 10 anos. “Já nos primeiros 24 dias de janeiro de 2022 não foram admitidos, até o momento, pacientes com este perfil”, informou a assessoria de imprensa do hospital.
Contudo, o alerta de cuidados é necessário, pois, durante a pandemia, algumas famílias podem adotar a quarentena, fazendo com que o acesso ao lazer das crianças seja mais restrito. Sem a supervisão de um adulto, a vulnerabilidade é maior.
Confira orientações para evitar acidentes:
Cuidado na cozinha
A cozinha pode ser um lugar perigoso até mesmo para cozinheiros experientes. Em casa, a orientação é que os pais usem as bocas de trás do fogão, evitando que a criança pegue em panelas, principalmente com óleo quente.
Outra dica é manter fora de alcance materiais de combustão, como isqueiro, fósforo, álcool, etc. Evitar deixar vidros pesados, facas e sacolas plásticas próximo a crianças, pois são objetos que podem causar cortes.
Observe os cômodos da casa
Nos quartos, o ideal é evitar posicionar camas e qualquer outro móvel perto da janela e fixe à parede os móveis que apresentam risco de tombamento, como cômodas e armários; instale redes ou grades de proteção nas janelas.
Plantas venenosas
Nem mesmo o quintal foge da supervisão dos adultos. O morador deve saber quais plantas estão no seu quintal, pois se caso tiver alguma planta venenosa, é necessário evitar que as crianças se aproximem, deixando o local inacessível.
Animais peçonhentos
Cuidado com animais peçonhentos e sempre preste atenção antes de calçar sapatos ou usar bolsas e sacolas.
Notícias mais lidas agora
- Dívida de drogas teria motivado assassinato de ‘Pinguim’ em confraternização, segundo amigos
- Adolescente morre na Santa Casa dois dias após bater na traseira de carreta na BR-262
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
Últimas Notícias
Mais de 10 mil candidatos fazem vestibular 2025 da UEMS neste domingo em 19 cidades
Ao todo são ofertadas 641 vagas disponíveis em 30 cursos
Eliezer compartilha momento inusitado nas redes: “Perdemos o umbigo do Ravi”
Principal suspeita é a pet dos influenciadores
Marcada audiência de funcionário que matou pecuarista com golpes de facão após discussão em fazenda
Autor chegou a dizer que era irmão da vítima e teria direito a uma futura herança da família, mas o pai do réu negou
Bares se empolgam, mas comércio teme horário a mais na 14 de Julho em dezembro: ‘públicos diferentes’
O centro de Campo Grande vai viver uma experiência nova neste final do ano. Com a recente vida noturna da Rua 14 de Julho, o tradicional horário estendido do comércio da Capital vai coexistir com a agitação da noite na principal via comercial e coração do município. Entretanto, há uma aparente discordância entre os setores…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.