Sábado tem previsão de chuvas intensas com queda de raios e ventos fortes em MS, diz Cemtec

O clima é típico do verão com chuvas rápidas e intensas
| 05/02/2022
- 11:04
Há riscos de corte de energia elétrica
(Foto: Henrique Arakaki)

Ainda com a passagem de frente fria sob influência em Mato Grosso do Sul, a previsão é de mais chuvas intensas e rápidas neste sábado (5). O (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) prevê condições típicas de verão.

Conforme o monitoramento, o dia será de sol entre nuvens pela manhã, aumento de nebulosidade à tarde e pancadas de chuvas e tempestades isoladas. A previsão indica que o avanço de uma frente fria e a formação de um sistema de baixa pressão oriundo do favorecerão chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

[Colocar ALT]
(Foto: Reprodução/Cemtec)

“O Cemtec destaca ainda, que há risco de alagamentos e inundações, pois os acumulados de chuvas tendem a ultrapassar os 60 mm em 24 horas, especialmente nas regiões sudoeste, centro-norte e leste”.

Ainda segundo a previsão, diversos sistemas irão influenciar nessas condições de chuva mais volumosa. Segundo a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, “o deslocamento de cavados, que são áreas alongadas de baixa pressão, transporte de umidade, combinados ao avanço de um sistema frontal e a formação de um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai, aliado ao aquecimento diurno irão favorecer a formação de instabilidades com risco para tempo severo no Estado”.

Ao longo do dia, as temperaturas podem registrar mínimas entre 20°C e 24°C e máximas entre 29°C e 34°C no Estado, sendo a região pantaneira a mais abafada. Confira no mapa as condições estimadas para Campo Grande e algumas regiões do Estado.

 

Veja também

O Comper Hiper Center Spipe Calarge, na região da Vila Carlota, em Campo Grande, foi...

Últimas notícias