A Prefeitura de Campo Grande anunciou, na manhã desta segunda-feira (17), que pretende fazer a instalação dos primeiros semáforos com ajuste online do tempo (verde, vermelho e amarelo) na Rua Rui Barbosa e Avenida Zahran, até o final de março de 2023.

Os semáforos de 29 cruzamentos da Rui Barbosa e da Avenida Zahran irão funcionar de modo sincronizado (conhecido como onda verde) e terão o ajuste online feito pela Central de Trânsito e Mobilidade Urbana. 

A mudança promete maior fluidez ao tráfego com a redução de gargalos em horários de pico de movimento ou durante acidentes que interditem as vias. 

O ajuste online dos semáforos contará com 58 câmeras de monitoramento e 29 controladores e nobreaks. Os equipamentos já estão instalados na Avenida Zahran e 16 semáforos estão em fase de teste desde a convergência com a Joaquim Murtinho até a Avenida Calógeras.

Os equipamentos para a Rua Rui Barbosa, 13 controladores e 43 câmeras, estão em fase de aquisição. A instalação será feita em toda a extensão da via, com 7,6 km, desde o viaduto da UFMS até a rotatória com a Avenida Rachid Neder. 

As novas câmeras na Rui Barbosa se juntam as 80 em funcionamento na região central, interligadas também ao Centro de Controle Operacional da Guarda Civil Metropolitana. “Além de ajudar na mobilidade urbana, também serão uma ferramenta da segurança pública”, afirma o secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja.

No corredor de transporte coletivo da Rui Barbosa, entre as ruas Chile e a Avenida Mato Grosso, estão previstas três câmeras em cada um dos cinco terminais de embarque de ônibus.

A rotatória da Rui Barbosa com a Rachid Neder e 14 de Julho também irá receber um controlador de tempo e nobreak.

Avenida Três Barras

De acordo com a Prefeitura, esses equipamentos estão nos planos de reordenamento da rotatória da Avenida Três Barras, em processo de licitação.