Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande está com estrutura pronta e espera aval da Anatel para liberar sinal 5G

Município pede que nova tecnologia chegue também aos distritos
Karina Campos -
5G
Cerca de 81 aparelhos foram homologados e certificados para a 5G (Foto: Ilustrativa/Nathália Alcântara/Midiamax)

As operadoras de telefonia e a própria Prefeitura de Campo Grande afirmam que estão com as estruturas prontas para ativação da 5G, mas ainda aguardam o aval da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para, finalmente, ofertar aos moradores. Para completar o sinal nas sete regiões da Capital, o município enviou um ofício fazendo um apelo para mais acesso à nova revolução tecnológica nos distritos de Anhanduí e Rochedinho.

O diretor-presidente da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), Paulo Fernando Garcia Cardoso, explica que a Capital estava adiantada em vários aspectos de estruturação para chegada da 5G, como o estudo das normativas regulamentadoras e adepta das operadoras.

“Lá em 2020, um grupo técnico composto pela Agetec, Planurb (Secretaria Municipal de Planejamento Urbano), (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Subprefeituras e a Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos avaliou as atualizações na legislação e as normas urbanísticas, para que houvesse um meio menos burocrático de permitir que as operadoras atuassem em conjunto com o município”, disse.

O decreto ainda pontua que houve redução de limites distanciais de uma torre para outra, permitindo que várias regiões tenham acesso à nova tecnologia. “Nos adiantamos também na Lei que regula o ‘silêncio positivo’ para de telecomunicações, que é quando uma operadora pede a instalação de uma estrutura, por exemplo, em um patrimônio público. Caso o município não imponha negativa, quer dizer que está liberado. Isso permite que as coisas fluem mais rápido”.

A região urbana se mostra preparada para receber a atualização na rede, entretanto, Paulo diz que o grupo técnico precisou enviar um ofício e enviar a Anatel em apelo aos moradores dos distritos da cidade, que ainda têm sinal de telefonia precário, para ampliar antigas torres da região.

“O estudo relacionou dados atualizados populacionais e mostrar Campo Grande como ela realmente é e está, não usando informações defasadas de 2014 e que serviram de base para a implantação do 4G. quando mandamos ofício pedindo melhorias, eles alegaram que estavam dentro da determinação da Anatel e do que havia sido levantado em 2014. Foi justamente a partir dessa informação que elaboramos um estudo mais atual e encaminhamos ao Ministério. Nós tivemos resposta da Anatel dizendo que a nossa solicitação foi enviada. Apenas uma operadora nos respondeu dizendo que irá se adequar as questões da mobilidade”.

A prefeitura atualizou, em abril, a Lei Complementar 447 com as adequações das normas urbanísticas específicas para a instalação das estruturas de suporte para as ETRs (Estações Transmissoras de Radiocomunicação), autorizadas e homologadas pela Anatel. A legislação foi desenvolvida a partir de um grupo técnico, que elaborou um instrumento aderente às legislações federais vigentes.

Ou seja, a cidade está definitivamente pronta para que as operadoras comecem a implantar a nova tecnologia 5G. A capital sul-mato-grossense será o primeiro município do Estado, e uma das primeiras capitais do país, a receber a tecnologia. Outros municípios já fizeram essa atualização para alinhamento às normativas federais, como Porto Alegre (RS), (SP), Londrina (PR) e também o Distrito Federal.

5G
Pontos da 5G aptos para tecnologia na cidade (Foto: Reprodução/NPerf)

Conforme o painel de acompanhamento da agência reguladora, três operadoras vencedoras do leilão de abrangência da 5G: Tim, Claro e Vivo. Por enquanto, ainda não foi instalado nenhum backhaul, uma fibra ótica da rede que permite a conexão direta de dados até o cliente.

Já os últimos testes da tecnologia da NPerf, no mapa de cobertura da 5G, vários pontos estão aptos para ativação sendo a região do Tijuca, Guanandi, Monte Líbano, Vilas Boas, Itanhangá, Bela Vista, , Vila Glória, Carvalho, Jardim dos Estados, Planalto, Cabreúva, Coronel Antonino, Santa Fé, Chácara Cachoeira e no distrito do Núcleo Industrial.

Operadoras se dizem prontas

A Claro informou que já está com a estrutura pronta para ativar a rede 5G+ em Campo Grande, só aguarda a liberação de uso do espectro pela Anatel e Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência). Ainda conforme a operadora, cerca de 50 aparelhos com acesso do 5G+ em seu portfólio a partir de R$ 1.299 no plano pós-pago e com opção de parcelamento a longo prazo.

“O 5G é uma tecnologia habilitadora que, além de mais velocidade para os clientes da capital sul-mato-grossense, também possibilita baixa latência e alta concentração de tráfego de dispositivos. Além de trazer ganhos de experiência para o mercado consumidor, o 5G vai atender às necessidades do mercado B2B e aplicações que deverão ser desenvolvidas no futuro, inclusive a Internet das Coisas”.

A TIM também afirmou que está organizada para oferta da frequência 3,5GHz, desde que a Anatel permita a liberação do acesso para início das operações do 5G puro na cidade. “As demais capitais também terão o 5G ativado de acordo com a liberação da Anatel. O número de antenas e bairros cobertos será divulgado oportunamente”.

A Vivo pontuou que irá seguir o cronograma de ativação da 5G com a liberação das responsáveis pelas faixas de frequência. “A Vivo está pronta para ativar nas capitais caso haja viabilidade de liberação das radiofrequências”.

Embora a ansiedade para experimentar a ampliação da rede, a expectativa é que os moradores tenham acesso gradativo em setembro. No cronograma da agência, as operadoras devem ampliar a quantidade de antenas nas capitais dos estados, assim estará liberando o acesso à rede a partir de 29 de agosto. Em nota, a agência informou que não há previsão de antecipação para MS. As próximas capitais serão: Salvador, Goiânia e Curitiba.

As antecipações são realizadas nas reuniões do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz).

Qualquer celular pega a 5G+?

O número de modelos de telefones celulares foram certificados e homologados pela Anatel aptos para a 5G aumentou para 81, em vista que até o mês de julho era de 60. Vale lembrar que a homologação é um pré-requisito ao uso e comercialização do produto no Brasil, mas cabe ao consumir verificar o código estampado no chassi com as informações para consulta.

Aparelhos da são 28; da Motorola 16 tipos de aparelhos; 10 da Xiaomi; 9 da Apple; 5 da fabricante Asustek; 5 da Relme; 1 da HMD Global; 1 da Lenovo; 1 da Positivo; e um da TCL Mobile.  

Dentre os modelos mais conhecidos estão: Motorola Edge Plus. Xiami 12, Zenfone 8, Galaxy Note 20, iPhone 13, iPhone 12, Moto G e Galaxy S21.

Qual a diferença da 5G para 5G+?

DSS (sigla de Dynamic Spectrum Sharing), o que significa compartilhamento dinâmico de espectro. As nomenclaturas podem causar confusão, pois, a DSS utiliza a mesma capacidade da tecnologia de 4G, 3G e 2G, que é permitida e utilizada em municípios de Mato Grosso do Sul desde junho de 2020. A frequência dessa tecnologia é do 4G convencional, enquanto a 5G+, que começa a ser implantada em julho deste ano, é de 3.5 GHz e 30 vezes mais rápidas que as antigas frequências.

A frequência DSS é 12 vezes mais rápida que o 4G convencional, tem potencial para fazer download de vídeos de 1GB em 40 segundos, o caming com atividade realista e virtual, atividade online para drones e disponível em 35 cidades. Já a nova 5G é 30 vezes mais rápida que o 4G convencional, baixa vídeos de 1GB em 10 segundos, tem potencial de realidade 360° em jogos online, streaming em 4k e 8k e robotização da indústria e do agronegócio. Por enquanto, está funcionando apenas em Brasília.

*Material atualizado com acréscimo de informação às 16h30.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Droga avaliada em R$ 100 mil é interceptada nos Correios e casal preso em Campo Grande

“Só alguém transtornado para aceitar”, diz deputado após ação da PF contra Bolsonaro

Festa julina movimenta a ‘Feira Central’ de Dourados neste final de semana

Quem é Sister Hong, que gerou caos entre homens na China e também no ‘X’?

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

VÍDEO: Menino que sobreviveu a acidente na BR-060 com morte de mãe e irmão dá primeiros passos

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Operação do SIG de Dourados prende mais dois envolvidos em homicídio no Jardim Itália

Últimas Notícias

Cotidiano

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ causado por caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Vizinhança diz que a frequência de desvios na rota para escapar da fiscalização da balança na rodovia está causando frustração na região diante do poeirão levantado nas vias sem pavimentação

Política

Buscando liderar partido de Bolsonaro, Salineiro diz ‘não estar por dentro’ de ação da PF

Ana Portela e Rafael Tavares, também do PL, vêm ação determinada por ministro Alexandre de Moraes como "perseguição"

Famosos

Após descobrir tumor, Edu Guedes revela que não fará quimioterapia; entenda

Edu Guedes revelou que não realizará quimioterapia e radioterapia; apresentador descobriu um câncer no pâncreas no início do mês

Cotidiano

Construção de viaduto na BR-163 bloqueia trecho durante o final de semana

A previsão é que o bloqueio aconteça nos dois dias, entre 5h e 17h30