Para estimular a criação empreendedora em jovens, o Projeto Centelha e a (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado) irão selecionar 50 ideias inovadores com potencial de negócio para receber até 86 mil em recursos, em Mato Grosso do Sul.

Ao todo serão mais de 4 milhões em recursos disponibilizados pelo Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação, Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), CNPq, e Governo do Estado.

O objetivo é verificar se a ideia é inovadora, se traz benefícios para a região, e se tem potencial de mercado. Na segunda fase, os selecionados devem, então, elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio com o objetivo de demonstrar as chances de a ideia gerar um bom negócio.

Por fim, a terceira fase consiste no desenvolvimento de um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Ao longo de todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio.

Cada finalista receberá investimento de R$ 60 mil em subvenção econômica (recursos que não precisam ser devolvidos), além de outros benefícios oferecidos por parceiros do Programa, incluindo até R$ 26 mil em bolsas do CNPq. Em seguida, durante um ano, essas empresas passarão pela fase de acompanhamento com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

De acordo com o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, o Programa Centelha contribuirá para o estabelecimento da ponte entre academia e indústria no Mato Grosso do Sul, já que muitas ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. “O Centelha abre espaço para participação de todos os cidadãos do Estado, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores, consolidando uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador”, disse.

Como se inscrever?

Qualquer pessoa, maior de 18 anos, que tenha uma ideia inovadora, pode participar do edital. Mas é preciso ficar atento, o prazo final para a submissão das propostas termina no dia 10 de março de 2022.

As inscrições e todas as informações sobre o edital estão disponíveis no site programacentelha.com.br/ms.

Na primeira edição do programa, realizada em 2019, foram selecionadas ideias inovadoras e que impactam o dia a dia da sociedade, são exemplos: projeto de próteses fabricadas em impressoras 3D com valor acessível às pessoas; casas fabricadas sem utilização de canteiro de obras; um software com óculos de realidade virtual que auxilia no tratamento de crianças com autismo; embalagens ecológicas feitas a partir de cogumelos, entre outras.