Projeto de sustentabilidade aplicado em Campo Grande foi apresentado como um case durante o 25º Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS). Evento considerado o “Oscar do Saneamento” e que acontece na Capital.

O “Lodo Sustentável”, reutiliza o lodo residual do processo de tratamento de esgoto nas estações de tratamento para recuperação de florestas em áreas degradadas. O projeto e resultados obtidos foram apresentados pela gerente de operações de tratamento de água e esgoto da Águas Guariroba, Marjuli Morishigue.

“Iniciamos em 2019 e utilizamos o lodo em nossos viveiros e nas áreas de proteção ambiental. Tem os nutrientes necessários para a planta, como o fósforo, potássio, cálcio para que ela possa crescer. Conseguimos recuperar mais de 35% de área degradada, um resultado além do esperado. Isso contribui para a nova metodologia de carbono neutro, reduzindo a produção de gases do efeito estufa”, explica Marjuli.

Campo Grande está sendo sede do 25º PNQS, evento que tem como objetivo reconhecer as empresas do setor que se destacam pela boa gestão dos serviços de saneamento, e boas práticas para o desenvolvimento do saneamento ambiental.

Sendo um dos destaques do seminário, a Águas Guariroba, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Campo Grande, apresentou três cases de ações desenvolvidas pela concessionária no âmbito de Plano Operacional de Abastecimento, Monitoramento de Bacias e Planejamento Sustentável.