Com projeto de gerador de energia sustentável, 9 alunos de Campo Grande participarão de concurso de robótica em Brasília em fevereiro e, para isso, precisarão de patrocínio para os dias de competição. É estimado um valor de R$ 5,2 mil entre alimentação e material de divulgação do projeto.

O professor Renato Alvarenga, que acompanhará os alunos, disse ao Jornal Midiamax que a equipe tem menos de um ano e se destacou no campeonato microrregional 2022, torneio entre as equipes de robótica campeãs e oficiais das Escolas SESI de Mato Grosso do Sul.

“Na competição a escola vai pagar a viagem e a estadia em Brasília, mas a alimentação, uniforme, artigos de propaganda da equipe dentro da competição, isso nós que temos que fazer. Na competição nós precisamos apresentar um projeto de pesquisa e propagandas nossas para outros competidores. Aí tem banners, folders, botóns, nós que temos que fazer”, explicou o professor.

Renato disse que a escola tem a equipe oficial, formada há mais tempo, mas no último ano foi formada a GigaVolts, entre contraturnos, extra sala e, inclusive, com dedicação nas férias.

“Nossa equipe é vinda diretamente da sala de aula para competição. A escola tem uma equipe oficial, e nossa equipe agora conseguiu alcançar o patamar da equipe oficial da escola por ter vencido o primeiro torneio na escola e na estadual. Nesse torneio estadual competimos contra equipes oficiais do estado inteiro, que eram as melhores e ficamos em quarto lugar”, comentou.

Para mais informações basta entrar em contato com o professor Renato Alvarenga no (67) 98417-5198. Ou através dos e-mails gigavolts.sesi@gmail.com, ou renato.alvarenga@sesims.com.br.

Acesse também a página no Instagram da GigaVolts:

O projeto

O projeto consiste em um gerador de energia à base de hidrogênio, que, além de ser o elemento mais abundante do planeta, é renovável, diferente dos combustíveis fósseis que são comumente utilizados. Toda a energia produzida pelo gerador será armazenada em uma bateria de nióbio (elemento químico, cuja maior reserva se encontra no Brasil), sendo essa bateria significativamente mais benéfica e segura que a de lítio.

O hidrogênio será produzido a partir de eletrólise gerada por energia solar. Neste caso, dois eletrodos (um tipo de barra de metal) ligados a uma fonte de energia são inseridos em um recipiente com água salgada.

As barras têm polaridades diferentes, e a energia que passa por elas separa o hidrogênio que está na água salgada, fazendo com que a emissão de carbono seja nula. Outro fator positivo, é que a combustão de hidrogênio gera até três vezes mais energia que a combustão de gasolina, comumente utilizada nos carros convencionais.

A competição

O campeonato é uma iniciativa da FIRST LEGO League Challenge, também conhecida como FIRST LEGO League ou pela sigla FLL, é um programa internacional sem fins lucrativos, para jovens com idades de 9 a 14 anos nos Estados Unidos da América e no Canadá, e de 9 a 16 anos nos demais países, no Brasil, de 9 a 16 anos.