Prognóstico de verão indica calor acima do normal e chuvas abaixo da média para MS
Temperaturas devem ficar entre 40-60% acima do normal na maioria de MS; região leste e nordeste tem previsão de chuva e calor mais ‘ameno’
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O verão começa em Mato Grosso do Sul na próxima quarta-feira (21) e deve ter calor acima do normal e chuvas abaixo da média histórica em algumas regiões do Estado, conforme o prognóstico do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS), divulgado nesta segunda-feira (19).
De acordo com o documento, principalmente a parte sul de MS terá chuvas abaixo do normal em Dezembro/Janeiro/Fevereiro. Já para o trimestre Janeiro/Fevereiro/Março, o prognóstico indica precipitação dentro da faixa normal do Estado.
A análise segue duas projeções: o que utiliza média de múltiplos modelos climáticos (ensemble) e o utilizado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O modelo do instituto mostra uma maior irregularidade das chuvas, com regiões acima e abaixo da média histórica para o período.
A precipitação deve seguir irregular e abaixo (principalmente no sul de MS) ou dentro da faixa normal para o período do verão. Conforme o Cemtec, isto corrobora com dados observados entre 1 a 18 de dezembro onde, por exemplo, choveu 25 mm em Mundo Novo e 31 mm em Sete Quedas (região extremo sul) enquanto em Água Clara (leste do Estado) o acumulado passou dos 320 mm. A média histórica para dezembro inteiro é entre 180-220 mm nessas regiões.
Chuvas de 500 a 700 mm
No primeiro trimestre de 2023 (o verão vai até 20 de março), a chuva esperada varia entre 500 a 700 mm na maior parte do Estado. Já nas regiões do Cone-sul (Iguatemi), Pantanal (Corumbá) e Sudoeste (Porto Murtinho) as chuvas variam entre 400 a 500 mm.
Ademais, as regiões sul, sudoeste e oeste do Estado devem ter precipitações “abaixo ou bem abaixo da média climatológica” para o período, enquanto as regiões centro-norte, norte e leste devem apresentar chuvas acima ou bem acima do normal.
Calor acima do normal
Em relação a previsão climática da temperatura do ar para o verão, os dois modelos indicam que as temperaturas tendem a ficar acima da média histórica para o período, em grande parte de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o modelo do Inmet, a previsão indica que as temperaturas podem ser 40-60% acima do normal, na maioria das regiões de MS – com exceção de partes da região leste e nordeste que as temperaturas tendem a ficar levemente abaixo da média histórica devido a previsão de mais chuvas nessas regiões.
Os dados apontam que as temperaturas médias estão entre 25-27,5°C na maior parte do Estado. No sul, entre 22,5-25°C e no extremo oeste entre 27,5-30°C. Em relação à atuação do fenômeno da La Niña, que já atua por 3 anos seguidos, o modelo indica 50% de continuidade da La Ninã e 50% de neutralidade para o 1º trimestre do ano que vem.
Notícias mais lidas agora
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
Últimas Notícias
Servidora da UPA Coronel Antonino é agredida com dois socos por acompanhante de paciente
Vítima trabalha no setor de radiografia e foi atingida por socos pela autora, que era acompanhante de um paciente
São Paulo é valente, busca empate com o Atlético-MG e garante vaga na Libertadores
Paulistas buscaram empate após estarem perdendo por dois gols de diferença
Opositores denunciam novo cerco de Maduro à embaixada argentina protegida pelo Brasil
Opositores venezuelanos que estão refugiados na embaixada da Argentina em Caracas denunciaram neste sábado, 23, que policiais venezuelanos cercaram a embaixada e bloquearam o acesso a rua onde está a representação consular
Homem sofre tentativa de homicídio no bairro Cidade Morena e corre risco de morte
Víitma foi encaminhada para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e já tria sofrido três paradas cardíacas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.