Pular para o conteúdo
Cotidiano

Primeira morte de sarampo no Brasil acende alerta da importância da vacinação infantil

Em Mato Grosso do Sul, SES alerta para baixa adesão de vacinação de covid-19, gripe e sarampo
Karina Campos -
salas
Imagem ilustrativa

A Prefeitura de Porto Velho, em Rondônia, confirmou a primeira morte por sarampo deste ano no , na última quarta-feira (4). Ainda não foi divulgado a idade, gênero e identificação do paciente. O caso acende o alerta da importância da vacinação infantil, incluindo em Mato Grosso do Sul, onde o nível de imunizados na faixa etária está abaixo do esperado.

Sarampo é uma doença grave que pode levar à morte, além de fácil transmissão, principalmente entre crianças de cinco meses a seis anos. No Estado, houve baixa adesão do grupo prioritário na vacinação contra a , covid-19 e Sarampo, obrigando a SES (Secretaria de Estado de Saúde) a lançar estratégias para chamar atenção dos moradores quanto à imunização.

Conforme dados da SES, apenas 0,6% das crianças, 0,5% das gestantes, 17,7% idosos, 0,2% professores, 0,5 grávidas, e 16,5 trabalhadores da saúde se imunizaram no período. Isso corresponde a apenas 9,90% da cobertura vacinal do público-alvo contra a .

Casos confirmados

O país já soma 17 casos confirmados em três estados, segundo o Ministério da Saúde: São Paulo, e Roraima. Outros três estão em investigação na Bahia, Piauí e Ceará. Nos últimos anos, o índice de contaminação do sarampo havia diminuído, portanto, os casos alertam as secretarias de saúde.

Conforme o Ministério da Saúde, a campanha do Dia D tem meta de vacinar 12,2 milhões de crianças, 95% do público alvo de 12,9 milhões. No Brasil, entre 2018 e 2021, foram confirmados 39.342 casos de sarampo, com 40 mortes provocadas pela doença. O plano é reforçar a vacinação para, zerando os casos, recuperar o status de país livre de sarampo.

Onde se vacinar?

Em , são mais de 40 pontos de vacinação disponíveis em vários locais da cidade. Os imunizantes da Influenza e do Sarampo estão disponíveis em todas as unidades de saúde. Dois públicos são comuns nestas duas campanhas, as crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade e trabalhadores da saúde, neste último grupo, a dose da vacina tríplice viral é aplicada caso não haja registro de que a dose tenha sido ministrada anteriormente ou o profissional não se lembre de tê-la recebido.

Também são públicos da campanha contra a gripe as pessoas acima de 60 anos de idade e as mulheres gestantes ou que tenham dado à luz há até 45 dias.

Confira os locais:

vacinação contra Sarampo

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
fios venda

Seis técnicos são presos por desviar fios de energia para venda ilegal em Campo Grande

ufms

UFMS abre 48 vagas para técnico em educação na Capital e interior

algamentos

Temporal deixa três pontos de alagamentos na BR-267; confira

VÍDEO: Câmeras flagram jovem em ‘surto’ invadindo casa e tentando sair

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

IFMS convoca estudantes para preencherem vagas remanescentes de curso preparatório

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Teatro terá quatro dias de programação gratuita dedicada ao Dia da Dança 

Atrações incluem espetáculos de diversos estilos, mostra coreográfica e um laboratório de improvisação

Brasil

Suspeita de envenenar família se disfarçou para comprar ovo de Páscoa

Polícia suspeita que crime tenha sido cometido por ciúmes, já que a suposta autora é ex do atual namorado de uma das vítimas

Cotidiano

Temporal alaga ruas e invade casa no jardim Los Angeles

Problemas foram registrados no Los Angeles e no Jardim Ouro Preto

Le Blog Maria Antonia

Após mais de uma década juntos, Mick Jagger e Melanie Hamrick confirmam noivado

Depois de mais de uma década de uma relação discreta, Mick Jagger e Melanie Hamrick finalmente colocaram fim aos rumores: estão noivos. A revelação foi feita pela própria ex-bailarina de 37 anos em entrevista à revista Paris Match, onde contou, com naturalidade, que o compromisso já existe há “dois ou três anos” — mas, por … Continued