Equipes de manutenção da (Prefeitura Municipal de ) iniciaram, nesta segunda-feira (24), os serviços preliminares para reconstrução de um trecho de 12 metros do canal do (margem direita, sentido bairro/centro), que caiu após o temporal da última quinta-feira (20).

Nesta fase inicial, o serviço será de limpeza e retirada do aterro que caiu no leito do rio. Dependendo das condições climáticas, o serviço estará concluído em no máximo 30 dias.

De acordo com o superintendente de Serviços da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Mehdi Tahlayeh, depois de concluída a limpeza, as duas placas de concreto que caíram serão cortadas, para na sequência serem erguidas e travadas com perfis metálicos no barranco do rio.

É um trabalho que exige cuidados redobrados com a segurança, porque são duas grandes estruturas de concreto cada uma pesando 20 toneladas.  “Um dos pré-requisitos é que o solo esteja seco. Portanto, em caso de chuva, será preciso interromper o serviço enquanto o terreno estiver úmido”, explica Mehdi.

Revitalização

O Córrego Segredo, assim como o Anhandui, foi canalizado há mais de 40 anos. Segundo engenheiros da Sisep, as ferragens de sustentação das paredes sofrem os efeitos da ação do tempo, como a corrosão decorrente do contato com a correnteza, que recebe água servida, contaminada por produtos químicos.

Como a queda de placas tem sido recorrente após chuvas intensas, a Prefeitura está contratando um projeto de para reforço de toda a estrutura do canal. De forma emergencial, a estrutura tem sido reforçada com trilhos e estabilizada a contenção do barranco, com pedras e concreto.

A queda

A tempestade com ventos de 86 km/h que atingiu Campo Grande na noite da quinta-feira (20) derrubou placas de concreto da avenida Ernesto Geisel, em trecho próximo ao Horto Florestal.

Foram duas peças de concreto de 12 metros cada que caíram sobre o córrego Segredo. Com peso de 20 toneladas cada, elas ficaram intactas e as equipes da prefeitura informaram que poderão reutilizá-las.