A Prefeitura de Campo Grande vai implementar um programa de combate à violência obstétrica. A informação foi divulgada no Diogrande desta terça-feira (27).

Segundo o documento, o programa pretende levar informações para as usuárias do sistema de saúde acerca dos seus direitos reprodutivos, plano de parto e atendimento humanizado, visando à conscientização e proteção das gestantes.

Ainda segundo o Diogrande, o programa vai oferecer debates que forneçam educação perinatal a gestantes e vai capacitar os profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) sobre o assunto.

Entre as capacitações estão as práticas mais comuns utilizadas na assistência ao parto, tais como reduzir intervenções desnecessárias no processo de assistência ao parto, diminuir a variabilidade de condutas entre os profissionais e recomendar práticas que promovam o parto humanizado.

O município também pretende instituir um canal de denúncias especializado nesta temática, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, para registro de relatos de violência obstétrica.