A Prefeitura de Três Lagoas adaptou o cardápio da merenda escolar para estudantes de creches e escolas municipais que sofrem algum tipo de alergia, intolerância alimentar ou diagnosticados com alguma doença crônica, como diabetes, por exemplo. Ao todo, 156 crianças terão as refeições adaptadas conforme a necessidade individual. 

“O trabalho é individualizado porque o cardápio é elaborado para cada criança, conforme a patologia. Em alguns casos, a alergia é tão severa que o preparo requer ainda mais cuidado, a ponto de não poder ter contaminação pelo vapor dos alimentos”, explica Larissa Carvalho, nutricionista da rede municipal de educação. 

Segundo ela, a Prefeitura faz a compra dos produtos diferenciados e as cozinheiras das escolas e creches são as responsáveis por fazer o preparo personalizado. 

Entre as complicações mais relatadas pelos alunos estão intolerância à lactose e alergia à proteína do leite de vaca. “Nestes casos, são fornecidos leites especiais, mas há outras situações com crianças diabéticas e celíacas. Para elas, há o fornecimento de macarrão, arroz, biscoitos e farinhas integrais, sem glúten e com zero adição de açúcar”, acrescenta. 

A indicação da alergia ou intolerância de cada criança deve ser informada à direção da escola no momento da matrícula. “Sabemos que isso pode aparecer em qualquer época do ano, por isso, quando surge, é necessário que os pais nos enviem os laudos comprovando a doença. Precisamos de um respaldo médico que ampare e justifique a necessidade das compras. Além disso, é importante que os colaboradores tenham esse conhecimento para lidar”, esclarece Fabrícia Soares, diretora de uma escola do município.

Com informações de JP News.