Prefeitura de Campo Grande assina termo para construção de viaduto no macroanel da BR-163
Construção terá prazo de 16 meses e será custeada pela Plaenge Urbanismo, sem custo ao Município
Clayton Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na tarde desta segunda-feira (21), a Prefeitura de Campo Grande assinou termo de compromisso para a construção de viaduto no macroanel da Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo com a BR-163 – Avenida Alexandre Herculano. A construção terá prazo de 16 meses e será custeada pela Plaenge Urbanismo, sem custo aos cofres públicos.
Segundo o Município, a construção vai garantir rapidez ao trânsito na região do Jardim Veraneio e agilizar o acesso de condutores à rodovia, Uniderp Agrárias e Bairro Chácara dos Poderes.
O viaduto terá 60 metros e vai garantir espaçamento adequado para a futura duplicação do anel viário. Serão projetadas alças de acesso para permitir conversões, além de três vãos de 15 metros.
Para a construção, a Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) realizou Estudo de Impacto de Vizinhança, levando em consideração projeto da Plaenge que vai inaugurar novo empreendimento imobiliário na Chácara dos Poderes, onde estão projetados 1.667 lotes que serão implantados em seis etapas.
Em 6 anos, o novo residencial deve atrair mais 5 mil habitantes fixos e 2.170 flutuantes na região, multiplicando por sete a população atual da Chácara dos Poderes que, atualmente, tem 1.500 moradores espalhados por 1.490 hectares em 1,5 mil chácaras. A projeção é que, em 2028, a chegada destes moradores eleve significativamente a frota de veículos na região.
Segundo o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Rudi Fiorese, a construção vai evitar congestionamentos nos horários de pico na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, já que a via é a única opção de acesso asfaltado à Chácara dos Poderes.
O viaduto projetado para a travessia do macroanel terá 496,58 metros de extensão distribuídos em 4 vãos de 15 metros, 17,10 metros de largura, espaço suficiente para duas pistas de tráfego, acostamento, ciclovia e faixa de pedestre. Além de alças de acesso que permitirão conversões nos dois sentidos.
Trânsito na região
Atualmente, com o fluxo regulado por semáforo, é proibida a conversão à esquerda, impedindo o acesso ao anel em direção à saída para Cuiabá para quem vem do Centro da cidade e para a saída de São Paulo para quem vem da Chácara dos Poderes. Para o tráfego pela Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, a travessia do anel será feita sob o viaduto e o fluxo de veículos em círculo no anel viário passará pela estrutura elevada.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Vereadores aprovam reforma administrativa de Adriane Lopes que vai ‘enxugar’ Prefeitura em 30%
A proposta foi reformulada para a criação de três secretarias executivas
‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira alvo de reclamações de vizinhos
Bar foi alvo de denúncia há 4 meses e dono foi intimado para ir à delegacia
Com horário estendido, vendas de fim de ano devem movimentar R$ 189 milhões na economia de Campo Grande
A estimativa da CDL aponta uma alta de 5,5% nas vendas de Natal em 2024
Operação prende agiota que extorquiu e apontou arma para a cabeça de mulher em Campo Grande
Agiota tinha retido três carros da mulher
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.