Cerca de 14 farmácias de Campo Grande foram autuadas por irregularidades, como produtos fora da validade, divergência no preço e publicidade enganosa. O Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) divulgou nesta quinta-feira (3) que as multas somam R$ 181,9 mil.

Várias drogarias foram fiscalizadas no mutirão. Os fiscais encontraram infrações que podem prejudicar o consumidor, dentre elas, a comercialização de produtos sem a devida precificação, produtos sem informações impressas nos rótulos das mercadorias, divergência de preços entre as ofertas das gôndolas e os registrados nos caixas, atribuição de preços distintos para o mesmo item e publicidade enganosa.

Foi constatada a utilização de letras em tamanho reduzido, que dificultam a percepção do preço do produto, induzindo o consumidor ao erro. A falta de informações adequadas e precisas acerca do preço dos produtos também estava na lista de irregularidades.

O Procon indicou ainda a ausência de emissão de nota fiscal, falta de profissional farmacêutico durante o horário de funcionamento, placa informativa sobre a obrigatoriedade da devolução do troco integral ao consumidor e a indisponibilidade do Código do Consumidor para consulta.