Pular para o conteúdo
Cotidiano

População de MS envelheceu e mulheres passaram a ser maioria em 10 anos, mostra IBGE

Número de pessoas acima dos 60 anos cresceu 37,8% em Mato Grosso do Sul em dez anos
Priscilla Peres -
População de MS está mais velha. (Foto: Arquivo / Midiamax)

A população residente em Mato Grosso sul cresceu 11% nos últimos 10 anos, chegando ao total de 2.768 milhões em 2021. Mas, se em 2012 haviam mais homens do que mulheres, ao longo da década a realidade se inverteu. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano passado as mulheres eram maioria com cerca de 1% a mais na população geral.

Seguindo uma tendência nacional, a população mais jovem, entre 10 e 24 anos, sofreu redução de 10% ao longo da década em . Esse grupo de pessoas eram 832 mil em 2012 e passaram a somar 755 mil em 2021.

No mesmo período, a parcela da população adulta e idosa aumentou. O número de pessoas acima dos 60 anos aumentou 37,8% no período, o que comprova o envelhecimento da população ao longo dos anos.

Os dados da Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) mostram que no Brasil, o número de pessoas abaixo de 30 anos de idade caiu 5,4%, entre 2012 e 2021. “Essa queda é um reflexo da acentuada diminuição da fecundidade que vem ocorrendo no país nas últimas décadas e que já foi mostrada em outras pesquisas do IBGE”, observa o analista da pesquisa, Gustavo Geaquinto.

Há um movimento de aumento da população a partir de 2017 em Mato Grosso do Sul, quando o número de nascimentos começou a crescer. Em dez anos, a população entre zero e 9 anos aumentou 11,9%, chegando a 879 mil no ano passado.

Apesar do ao final da década o número de mulheres ser maior do que o de homens, eles sempre foram maioria nos nascimentos. Em 2012 nasciam 7,9% mais homens do que mulheres e em dez anos o percentual só aumentou para o lado deles. Em 2021 o percentual de homens entre zero e quatro anos era 10,5% do que o de mulheres na mesma faixa etária.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira