Pular para o conteúdo
Cotidiano

Plantio de mil árvores nativas e exóticas vai dar cara nova ao Centro; confira

Intenção é levar conforto térmico em locais de grande concentração de veículos e pedestres
Arquivo -

Capital conhecida no país pela arborização e inclusive com título internacional, inicia o plantio de mais de mil árvores, entre espécies nativas e exóticas. O quadrilátero que compreende as ruas Marechal Rondon, 26 de Agosto, 7 de Setembro, 15 de Novembro, Barão do Melgaço, Joaquim Murtinho e Rui Barbosa estarão de cara nova nos próximos dias. 

O Jornal Midiamax teve acesso aos croquis e a consultora socioambiental do Programa Reviva Campo Grande, Juliana Casadei, falou sobre o início do projeto esta semana, com o plantio de, ao menos, 600 novas árvores. Ao mesmo tempo, o paisagismo vai acompanhar a requalificação da rua Rui Barbosa. 

Pojeto começou esta semana em quadrilátero da região central. Foto: Prefeitura de Campo Grande/Divulgação

 

“Estamos nesta primeira etapa, cujo plantio iniciamos na quarta-feira (16). Agora serão em torno de 600 árvores, com espécies nativas em sua maior parte e também exóticas. Todas elas são adaptadas à arborização urbana, com 25 espécies diferentes. É uma diversidade grande e que agrega qualidade, além de serem menos suscetíveis a intempéries”, afirmou Casadei. 

De acordo com a paisagista, a forma de crescimento destas árvores e o desenvolvimento das raízes e do porte foram pensadas para uma convivência harmônica. “Tudo foi pensado para compatibilizar com as infraestruturas já existentes no Centro e também para elas se manterem com qualidade nestes locais”, argumentou. 

Diagnóstico mostrou região menos arborizada

O curioso é que, mesmo passando por inúmeras árvores na região central, como trechos da avenida Mato Grosso e Afonso Pena, o Centro foi considerado um dos locais menos arborizados na cidade, de acordo com diagnósticos do Plano de Arborização Urbana. 

 Projeto vai proporcional conforto térmico, avalia paisagista. Foto: Prefeitura de Campo Grande/Divulgação

 

“Ao mesmo tempo que é a região menos arborizada é também a mais usada, então, pensamos no conforto térmico que essas árvores vão proporcionar. É um local com grande movimento de veículos e pedestres, então, estes plantios trarão muitos benefícios. E o trabalho também incluiu o cuidado com as árvores já existentes nestes locais”, ressaltou a paisagista. 

Conforme Juliana, recentemente a  (Secretaria Municipal de e Desenvolvimento Urbano) realizou um trabalho para valorizar e resgatar a saúde das árvores já existentes. Na ocasião, árvore por árvore foi avaliada e também foi feita a poda e manejo delas para também receberem as novas espécies. 

[Colocar ALT]
Foto: Prefeitura de Campo Grande/Divulgação

“Existe todo um trabalho para compatibilizar a execução destas árvores e a permanência delas e, com isso, também temos a readaptação de calçadas, rearborização, longevidade e todo esse cuidado nos mantém, com muito orgulho, com uma capital muito bem arborizada”, finalizou. 

Reconhecimento internacional

A capital sul-mato-grossense está entre as quatro cidades que receberam reconhecimento como uma das “Cidades Árvores do Mundo”, pela Organização das Nações Unidas para e Alimentação (FAO) e pela Fundação Arbor Day. No Brasil, o reconhecimento pelo compromisso com a arborização também ocorre na cidade de São Carlos (SP). Em todo o mundo, apenas 59 cidades possuem esse título. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente é estuprada por falso pai de santo em cemitério no interior de Mato Grosso do Sul

Bortoleto prevê GP belga ‘complicado’

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Conheça Jorge, a tartaruga brasileira que voltou ao oceano após 40 anos em cativeiro

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

‘Morango do golpe’: criminosos aproveitam tendência para anunciar ofertas fraudulentas na internet

Últimas Notícias

Cotidiano

Presidente da Fenae debate direitos dos trabalhadores da Caixa em agenda na Capital

Os encontros abordaram temas como Acordo Coletivo de Trabalho, plano de saúde, fundo de pensão, valorização dos trabalhadores e projetos sociais

Polícia

Viúva de Leo Veras quer proteção das autoridades paraguaias, após denúncias

Decisão surge em meio a relatos de um passado marcado por dificuldades e temores, intensificados após as denúncias

Cotidiano

Campo Grande tem plantão de vacinação contra a gripe em 4 pontos neste fim de semana; confira

A vacinação contra a gripe está disponível para toda a população a partir dos seis meses

Famosos

Preta Gil deixou playlist com 100 músicas para tocar em seu velório; veja a lista

Antes de morrer, Preta Gil montou playlist com músicas que gostaria que tocasse em seu velório; saiba quais foram as escolhas da cantora