Pular para o conteúdo
Cotidiano

Perdeu ou jubilou matrícula na UFMS? Saiba como ‘salvar’ graduação com edital de reingresso

Reingresso utiliza vagas ociosas deixadas por estudantes que abandonaram os cursos
Arquivo -
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Para reduzir o número de vagas não preenchidas na (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o edital de reingresso vêm para ‘salvar’ aqueles que perderam a matrícula ou jubilaram – cancelamento e a cessação total do vínculo do aluno com a universidade. 

Esse edital aparece justamente para que o estudante não perca o aproveitamento e precise passar pelo processo de matrícula (vestibular, ingresso) novamente. A perda do vínculo acontece quando o aluno ultrapassa o prazo máximo para concluir o curso Superior. 

Acadêmica da UFMS que jubilou pode ter uma nova chance com o reingresso. “Eu passei por muitas dificuldades nos últimos 4 anos: 3 internações, tentativas de suicídio, 2 medidas protetivas por tentativa de homicídio. Mesmo assim tentei terminar minha graduação e fiz todas matérias, estágio e TCC, mas não fiz o [Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes], então esse semestre descobri que eu jubilei”, relatou ela no Segredos UFMS

Reingresso

O processo seletivo de Reingresso geralmente acontece junto com o de Movimentação Interna – Ambos visam preencher vagas ociosas nos cursos de graduação da UFMS. O preenchimento das vagas acontece respeitando a ordem de preferência abaixo:

  • 1º – Reingresso – Destinado a acadêmicos excluídos por desistência, jubilamento ou solicitação do aluno;
  • 2º – Movimentação Interna – Classe I – Movimentação entre cursos de mesmo nome (homônimos), que são oferecidos em unidades ou turnos diferentes;
  • 3º – Movimentação Interna – Classe II – Movimentação para curso homônimo ao de origem, porém, de modalidade diferente (bacharelado ou licenciatura); e,
  • 4º – Movimentação Interna – Classe III – Movimentação de um curso para outro na UFMS, desde que os cursos sejam da mesma grande área de conhecimento.

Este processo seletivo não possui taxa de inscrição e não possui provas. De acordo com a categoria de inscrição, o candidato será classificado por critérios específicos.

Os candidatos inscritos para reingresso que tiverem suas inscrições deferidas serão classificados através do critério de maior percentual de carga horária cursada com aprovação, antes de sua exclusão. O edital para ingresso no semestre 2022-2 deve ser publicado entre maio e julho.

Como participar?

Este processo ocorre duas vezes ao ano, sendo regido por editais específicos. “As vagas ofertadas no edital de reingresso e movimentação interna são vagas deixadas por estudantes que evadiram dos cursos. Semestralmente, verificamos a quantidade de vagas e ofertamos neste edital. Por meio dele, o estudante que evadiu do curso tem a oportunidade de reingressar novamente e dar continuidade ao seu estudo”, explica o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira.

O objetivo é atingir a capacidade total de cada curso. Portanto, as vagas remanescentes deste edital são destinadas para a transferência de estudantes de outras instituições de e o ingresso de estrangeiros portadores de visto de refugiado, humanitário ou reunião familiar; e de portadores de diplomas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Murilo Huff expõe bastidores de briga judicial com Dona Ruth: ‘Foi ignorado’

Agesul suspende duas licitações para revisões dos editais

Decreto sobre reciprocidade prevê rito mais célere para contramedidas provisórias

Mulher com bebê de 4 meses no colo é agredida por marido adolescente em Dourados

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Últimas Notícias

Polícia

Emocionados, amigos e familiares se despedem de Gabriel, morto em acidente na BR-163

Bacharel em Direito morreu após batida frontal contra carreta na segunda-feira

Transparência

ANTT autoriza início das obras de duplicação de 5,5 km da BR-163 em Campo Grande

Motiva vai tocar as obras previstas, como as de duplicação, para conclusão até no 1º de concessão

Le Blog Maria Antonia

Paris homenageia Brasil em show da Queda da Bastilha com mil drones e luzes na Torre Eiffel

Milhares de pessoas lotaram as margens do rio Sena na noite de ontem(14) para acompanhar a grandiosa celebração da Queda da Bastilha em Paris

Polícia

‘Sem chão’, diz mãe de rapaz atacado por 3 pit bulls que teve artéria rompida em Campo Grande

Rapaz está em coma no hospital