Um grupo de moradores de está ocupando um terreno abandonado localizado na Rua Panonia, 1295, no bairro dos Novos Estados, na manhã deste domingo (6). Segundo os envolvidos, eles estão passando por muitas necessidades e não conseguem pagar as contas, aluguel e alimentação, especialmente após a pandemia.

Luiz Fernando Lopes Ferreira, de 33 anos, é um comerciante que ajuda a comunidade. “Sempre tento ajudar as famílias com cesta básica, que estão passando por situação de necessidade no bairro. Ou paga aluguel ou compra remédio para os filhos. Esse local está há 25 anos abandonado. Hoje, decidimos ocupar essa área. As pessoas não precisam de praça, precisam de casa. Esse local só está servindo para descarte de lixo”, afirmou.

Luciana Gonzaga de Souza, de 38 anos, participava da ocupação na manhã deste domingo. À equipe de reportagem, ela contou que é mãe solteira de quatro meninas, de 16 anos, 11, 4 e 1. De acordo com a moradora, está desempregada e única fonte de renda é o Bolsa Família. No entanto, dinheiro não é suficiente para bancar as contas.

“Meu pai que está me ajudando, estou desempregada. A água e a luz da minha casa foram cortadas. Vivo de doações do [Centro de Referência da Assistência Social]. Gás eu não tenho, estou fazendo comida na lenha. Não tem como eu conseguir as coisas, não está fácil”, disse.

A estimativa dos moradores é ocupar o espaço com lonas neste primeiro momento. Além disso, reivindicam a presença das autoridades no local.