Cotidiano

Para recuperar bioma destruído por incêndios, Pantanal recebe plantio de mudas frutíferas

Equipe levou mudas para Serra do Amolar

Karina Campos Publicado em 12/01/2022, às 06h45

Mudas foram levadas de barco para a Serra do Amolar.
Mudas foram levadas de barco para a Serra do Amolar. - (Foto: Divulgação/IHP)

Uma verdadeira força-tarefa foi realizada nesta terça-feira (11) por equipes do Instituto do Homem Pantaneiro, Nós Fazemos o Clima e Agricultura Sintrópica, para auxiliar na recuperação do bioma do Pantanal de Mato Grosso do Sul. Mudas frutíferas estão sendo plantadas na Serra do Amolar, em Corumbá, a 417 quilômetros de Campo Grande.

Conforme o Instituto, a medida é uma alternativa rápida para áreas que foram atingidas e destruídas pelos incêndios que atingiram o Pantanal nos últimos anos. O projeto também deve colaborar com comunidades ribeirinhas que foram impactadas pelo fogo.

Será feita uma horta agroflorestal orgânica, que a prazo, irá restaurar locais que antes serviam de abrigo, alimento para pessoas e fauna silvestre. A equipe atravessou o Rio Paraguai de barco. Inicialmente para a Serra, local que foi severamente atingido pelo fogo.

“Uma rede de pessoas e instituições que buscam promover a agrofloresta e agricultura sintrópica como alternativa para muitos dos problemas enfrentados pela sociedade hoje”, ressalta o Instituto.

Jornal Midiamax