Pular para o conteúdo
Cotidiano

Onda de frio deve derrubar temperaturas e trazer chuva no fim de semana em MS

Previsão indica mínima de 8°C para cidades da região Sul e em Campo Grande a mínima será de 15°C, conforme o Inmet
Mariane Chianezi -
frente fria
Temperaturas começam a cair na quarta, após chuva durante o dia (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

O mês de setembro começou com a previsão de uma nova frente fria em , que deve derrubar as temperaturas novamente. O prognóstico indica que os termômetros podem registrar 8°C na região Sul já na manhã de sábado (3).

Foto:

Conforme prevê o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em Campo Grande as temperaturas devem cair seis graus. Nesta sexta-feira (2), a mínima será de 21°C, enquanto na manhã de domingo (4), o friozinho será de 15°C. Pode chover na segunda-feira (5).

As cidades da região sul estão com alerta do Inmet de declínio de temperatura, conforme mostra o mapa em área laranjada. No total, 35 cidades receberam o aviso, são elas:

Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jarfdim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas, , Taquarussu e .

Chuvas abaixo da média

A climatologia indica que Mato Grosso do Sul não deve se distanciar do clima desértico, sentido nos últimos dias, durante setembro. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta que o período será de calor de quase 40°C e chuvas abaixo da média histórica. Na quinta-feira (1º), o mês começa com tempo seco.

No último final de semana, uma passagem de frente fria pelo Estado derrubou levemente as temperaturas, por trás segue uma massa de ar frio e seco e, ao longo da semana, esta massa de ar frio vai se transformando em uma massa de ar quente e seco, por isso as temperaturas estarão em elevação. Historicamente setembro já é um mês com temperaturas mais elevadas quando comparado com julho e agosto, por exemplo.  

prognóstico setembro
Chuvas podem ficar até 50% abaixo da média histórica em setembro (Foto: Cemtec)

O prognóstico do monitoramento indica que o mês será marcado por chuvas abaixo do esperado, tons laranja do mapa indicam que a redução pode variar de 40 a 50% em praticamente todos os município. O Vinicius Sperling, meteorologista do Cemtec, explica que essa condição prevista de chuvas abaixo da média, na região sul e em partes do centro-oeste do Brasil, é devido a uma variabilidade natural do clima, a chamada La Niña, que tem previsão de 80% de continuidade no trimestre Setembro-Outubro-Novembro segundo a NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos). 

Entretanto, o mês de agosto também indicava que os níveis seriam abaixo do esperado, mas as chuvas ficaram acima da médica histórica em quase todas cidades. “Isto ocorreu devido a outras escalas de tempo meteorológico, a escala sinótica. Como exemplo de sistemas meteorológicos de escala sinótica que contribuíram para as chuvas acima da média histórica em agosto temos as frentes frias e o ciclone extratropical. Em resumo, a condição climática teve um peso menor em relação às forçantes meteorológicas e isso não é ‘visto’ pelos modelos de previsão do clima (diferente dos modelos de previsão de tempo)”.

As temperaturas devem ficar acima dos 35°C, possivelmente próximo aos 40°C, principalmente na região norte e pantaneira, continuando o calor no termômetro. No domingo (28), a estação meteorológica de Nhumirim de Corumbá registrou 37,6°C, ou seja, podem ocorrer como já ocorreu em agosto temperaturas próximas dos 40°C em MS. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira