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Cotidiano

Obras do novo viaduto de Dourados entram na reta final na BR-163

Condutores passam por rotas alternativas até a conclusão da obra
Karina Campos -
Rodovia BR-163
Por enquanto, condutores passam por trecho alternativo (Foto: CCR MSVia)

Mais próximo da inauguração, o novo viaduto da , em Dourados, a 225 quilômetros de , segue para a fase final das obras, no km 258. Segundo a CCR MSVia, as equipes instalam a sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança, como defensas metálicas e a rotatória na rodovia MS-156, que dá acesso aos bairros Guaicurus, Esplanada e Dioclécio Artuzi.

Os condutores passam por rotas alternativas, com apoio da (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), para o acesso aos bairros, como o fluxo pela direita, em uma marginal à rodovia. Os veículos leves, carros e motos, poderão retornar utilizando as vias na entrada do Parque das Nações, enquanto veículos pesados, caminhões e carretas, acessam a rodovia BR-163/MS e podem retornar utilizando a rotatória da Linha do Potreirito. O tráfego na pista por baixo do viaduto já está fluindo.

“Após a conclusão das obras, a expectativa é de que fluxo de veículos seja reordenado entre a rodovia e a avenida Coronel Ponciano, um dos principais acessos à cidade e ponto crítico de congestionamento e acidentes naquele local, reduzindo ao máximo o conflito de velocidades entre o tráfego urbano e rodoviário”, avalia o Gerente de Engenharia da CCR MSVia, Gustavo Alves.

A sinalização dos locais foi reforçada por segurança e orientação dos usuários da rodovia, entretanto, a orientação é que os motoristas redobrem a atenção e reduzam a velocidade na aproximação do trecho em obra, respeitando a sinalização e tomando cuidado com a presença de operários nas imediações da pista.

A estrutura

A construção do novo trevo do km 258 é a principal obra da CCR MSVia ao longo da BR-163/MS durante o período de devolução amigável da concessão. Ela foi inclusa no Termo Aditivo de Relicitação pela (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e integrará um complexo viário que inclui outras melhorias do Governo do Estado na região.

Ao todo, serão realizados 31 mil metros quadrados de nova pavimentação, 66 mil metros cúbicos de escavação, 750 metros cúbicos de concreto e 90 toneladas de aço. As intervenções reutilizam material proveniente da demolição do pavimento, reduzindo o impacto ambiental da obra.

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